Apple libera versão beta do iOS 12.1 para desenvolvedores

Jason Cross, Macworld (EUA)
11/10/2018 - 14h15
Atualização do sistema operacional móvel da Apple corrige bugs, adiciona emojis e inclui dicas sobre os novos iPads que devemos ver neste ano

A Apple não perdeu tempo após lançar seu mais recente sistema operacional móvel, lançando o primeiro beta apenas 24 horas após o lançamento do iOS 12. O iOS 12.1 beta continua, mas está se desenvolvendo rapidamente e a expectativa é de que o lançamento final aconteça ainda em outubro. Ele reintroduz o  FaceTime em grupo, corrige bugs, adiciona emojis e inclui várias dicas sobre os novos iPads que devemos ver neste ano.

Os desenvolvedores podem ir em developer.apple.com para baixar a versão beta ou adicionar o perfil beta aos seus dispositivos. Os não desenvolvedores que quiserem fazer parte do teste beta público podem acessar o site beta.apple.com usando o dispositivo no qual deseja executar a versão beta, onde podem se inscrever e fazer o download de um perfil beta. Quem ainda tiver o perfil beta instalado após a atualização para o iOS 12, o dispositivo fará o download automaticamente como uma atualização normal do iOS 12.

Observação: quem estava na versão beta do desenvolvedor para iOS 12 e não deseja a versão beta do 12.1, precisa acessar Configurações> Geral> Perfil no seu dispositivo e excluir o perfil do iOS 12 beta.

O que há no iOS 12.1

Face Time em grupo: A Apple removeu esse recurso do iOS 12 em agosto e prometeu que viria uma atualização ainda este ano. Os primeiros relatórios indicam que ele está de volta à versão 12.1 beta, mas isso não significa que ele fará parte do iOS 12.1 quando for lançado ao público - a Apple pode simplesmente estar recebendo de volta para testes adicionais.

Novos emojis: Em julho, para o World Emoji Day, a Apple anunciou que a lista padrão do Emoji 11.0 seria lançada no iOS 12. Ele não fez o lançamento inicial, mas fará parte do iOS 12.1. O novo emoji inclui pessoas com cabelos ruivos, cabelos grisalhos e cacheados, super-heróis e vilões, e muito mais comida, animais e esportes.

Suporte eSIM: A funcionalidade eSIM incorporada no iPhone XS, XS Max e XR foi ativada nos últimos betas do iOS 12.1. Eles também exigem suporte da operadora, mas todas as quatro principais operadoras dos EUA anunciaram planos para suportar o recurso.

Dicas sobre novos iPads: o iOS 12.1 inclui dicas de código para o suporte ao ID Facial na orientação paisagem, presumivelmente para os futuros iPad Pros. Além disso, o Xcode Simulator para iOS 12.1 suporta resoluções de saída de até 3.840 × 2160 (4K), o que sugere que talvez os rumores de um conector USB-C nos novos iPad Pros, com suporte para monitores externos 4K, sejam verdadeiros.

Avaliação dos aprimoramentos de aplicativos: alguns dos primeiros testadores relatam que o aplicativo Measure é um pouco mais rápido e preciso no iOS 12.1.

Correções de bugs: A Apple tem um punhado de bugs significativos para corrigir no iOS 12, embora não se saiba exatamente quais serão abordados na versão final do iOS 12.1. O Beta 2 é dito para resolver o problema de cobrança que alguns usuários relataram.

Outras atualizações do iOS12 no caminho

Ainda não é possível saber tudo o que a Apple reserva para a evolução do iOS 12, mas é de conhecimento que existem alguns recursos já anunciados que estão "vindo em uma atualização futura", o que significa que podemos esperar vê-los em um ponto de iOS 12:

ECG no app Health: o Apple Watch Series 4 inclui a possibilidade de fazer um ECG (somente nos EUA), mas o aplicativo Health no iOS 12 ainda não tem um conjunto de dados para ele. Isso precisa ser adicionado.