Alto-falante inteligente Samsung Galaxy Home combina Bixby e SmartThings

TechHive / EUA
10 de agosto de 2018 - 10h00
Apresentado pela fabricante sul-coreana nesta quinta, 9/8, durante lançamento do Note 9, dispositivo chega para concorrer com o Google Home Max e Apple HomePod.

A assistente digital Bixby, da Samsung, está dando o próximo passo em seu desafio frente aos rivais Google Assistente, Alexa (Amazon) e Siri (Apple), e em breve estará disponível em um alto-falante top de linha com um hub integrado para casas inteligentes. Isso porque a Samsung anunciou nesta quinta, 9/8, em Nova York, durante o lançamento do Galaxy Note 9, que um alto-falante com a Bixby, chamado de Galaxy Home, está a caminho. 

O dispositivo terá um hub SmartThings integrado, que irá habilitá-lo a controlar a grande variedade de aparelhos residenciais inteligentes do ecossistema SmartThings. Isso deverá torná-lo mais poderoso do que o Amazon Echo Plus, por exemplo, que é equipado com um rádio ZigBee, mas não suporta a igualmente popular plataforma Z-Wave.

Sabíamos que a Samsung traria um alto-falante inteligente ao mercado neste ano, mas nada além disso. Com o anúncio desta quinta, 9/8, ainda não sabemos quando ele será lançado (nem seu preço), mas a fabricante disse que mais detalhes serão revelados em uma conferência para desenvolvedores a ser realizada em novembro. 

O que nós sabemos é que o Galaxy Home terá seis alto-falantes embutidos e um subwoofer, e que o áudio está sendo ajustado pela AKG, a divisão de fones de ouvido e microfones top de linha da Harman Industries que a Samsung comprou em 2016.

Por conta do tamanho do alto-falante, e do envolvimento da AKG no seu desenvolvimento, a Samsung parece estar de olho na parte mais alta do segmento de alto-falantes inteligentes, que é ocupada atualmente pelo Google Home Max e pelo Apple HomePod (a Amazon não possui atualmente um alto-falante inteligente de alta fidelidade).

O Galaxy Home também possui um recurso chamado de “sound steering” (algo como “direcionamento de som”), que tenta direcionar o som para onde você estiver no cômodo, após você informá-lo sobre isso pelo comando de voz “Hi Bixby, Sound Steer”. O alto-falante determina a sua localização com base na entrada da sua voz a partir dos seus oito microfones, que também ajudam com o cancelamento de ruído para fornecer um reconhecimento de voz mais preciso.

A Bixby está presente em todos os smartphones da Samsung, mas ainda não recebeu muito amor por parte dos usuários. Mas a fabricante está trabalhando a favor da assistente, e o recém-anunciado Note 9 inclui um botão dedicado à Bixby também presente em outros celulares recentes da Samsung.