Samsung Galaxy Tab S4: um tablet Android que oferece uma experiência próxima ao Windows

Jon Phillips, PC World (EUA)
10 de agosto de 2018 - 07h59
Com o DeX, usuários terão o melhor do Android em uma experiência muito parecida com o sistema operacional da Microsoft

O Galaxy Tab S4, novo tablet 2 em 1 da Samsung custa US$ 650 e o seu teclado sai por US$ 150. Observando esse preço, não é difícil pensar porque a empresa não criou um dispositivo Windows 10 completo.

Um representante da Samsung explicou que ele baseou o Tab S4 no Android porque o sistema operacional do Google oferece um alto grau de personalização e isso ajudou a empresa a criar a experiência de produtividade do DeX. O DeX transforma a tela inicial do Android em uma área de trabalho parecida com o Windows quando o Tab S4 é encaixado em seu teclado ou conectado a um monitor.

Com ele, o usuário redimensiona os aplicativos Android e usa um mouse Bluetooth ou o S Pen da Samsung para navegar em uma interface semelhante ao Windows.

Onde os aplicativos estão

A interface de dispositivos móveis do Google ainda é melhor e seu ecossistema de aplicativos para dispositivos móveis é muito superior às ofertas do Windows. As versões de aplicativos para Android geralmente têm recursos melhores e recebem atualizações mais frequentes.

Ou seja, quem quer um tablet para navegar em momentos de lazer e descanso, prefere que seja Android. Com ele, é mais fácil navegar pelo Instagram, Netflix, Gmail, Chrome, entre outros.

Além disso, nos momentos em que é preciso um tablet de produtividade super leve e eminentemente portátil para trabalhar, o DeX no Tab S4 pode surpreender muita gente. Ao usar o Tab S4 no Samsung Book Cover Keyboard, o tablet muda automaticamente do Android para a área de trabalho DeX.

Para o Tab S4, o DeX é criado diretamente no sistema operacional do tablet. Isso permite que o usuário use a área de trabalho DeX diretamente no monitor AMOLED de 10,5 polegadas do dispositivo (ou, inversamente, em uma tela maior com a ajuda de um adaptador HDMI para USB-C).

Produtividade semelhante a um PC

A experiência da área de trabalho realmente se parece muito com o Windows. É possível redimensionar as janelas de aplicativos Android otimizados pelo DeX, iniciar várias janelas de aplicativos e alternar, com o Alt-Tab, entre elas.

O usuário ainda pode arrastar e soltar conteúdo entre dois aplicativos compatíveis, salvar atalhos para a área de trabalho, clicar com o botão direito para abrir menus contextuais, navegar em uma barra de tarefas que permite a pré visualização de aplicativos abertos à esquerda e ferramentas do sistema como Bluetooth, Volume e Pesquisa à direita.

galaxy_tab_s4_taskbar

Suporte de aplicativos

Para redimensionar janelas e fazer outros truques de desktop DeX, são necessários aplicativos otimizados para DeX. Existem versões do DeX do Microsoft Word, Excel, Outlook, PowerPoint,

OneNote, OneDrive e Skype. Há também suporte ao DeX para o Adobe Acrobat Reader, o Photoshop Lightroom e o Photoshop Express.

O teclado também é bastante funcional. Com apenas 10 polegadas de largura, o layout das teclas é suficientemente generoso e o tom entre as teclas proporciona uma boa separação. Além disso, o case é bastante maleável.

galaxy_tab_s4_3

Aplicativos para Android

Ainda que alguns aplicativos ainda não sejam otimizados para DeX, eles ainda estão totalmente operacionais na área de trabalho. O resultado é que o Tab S4 oferece um incrível grau de flexibilidade. Os aplicativos Android podem ser usados no modo tablet ou na área de trabalho.

Você deve ter notado a essa altura que eu não falei sobre a qualidade de exibição, os componentes, a duração da bateria e todas as outras coisas rápidas que os jornalistas de tecnologia cobrem. Estamos economizando tudo isso para nossa análise oficial e final. Por enquanto, vamos nos concentrar apenas na experiência. A experiência do DeX é surpreendentemente perfeita e diferenciada, e se você já descartou os tablets Android como dispositivos de entretenimento simples, é necessário pensar novamente.