Como transferir arquivos do Android para computadores Windows e macOS

JR Raphael, Computerworld (EUA)
08 de agosto de 2018 - 18h00
Indicamos o caminho das pedras para transferir seus arquivos sem complicação

O sistema operacional Android permite que usuários conectem seus smartphones a qualquer sistema Windows ou Mac para arrastar e soltar arquivos de um dispositivo para o outro. Os arquivos podem ser acessados diretamente do desktop, sem a necessidade de interfaces ou procedimentos complicados, basta ter um cabo de transferência compatível. Já no caso do computadores da Apple, é preciso um aplicativo adicional (ensinamos qual abaixo).

Na lista a seguir, indicamos o caminho das pedras para transferir arquivos do Android tanto para Windows quanto para MacOS.

Transferências de arquivos para computadores Windows 

Basta conectar o telefone a qualquer porta USB no computador, ligar a tela do telefone e desbloquear o dispositivo. Ao deslizar o dedo para baixo, haverá uma notificação sobre a conexão USB atual. É preciso tocar na notificação e selecionar “Transferir arquivos” no menu exibido.  

Se o usuário quiser passar arquivos de mídia, também pode usar a opção "Transferir fotos" (às vezes listada como "PTP"), que tratará seu telefone como uma câmera digital. Depois de fazer a seleção, basta ir para a área de trabalho e abrir uma janela do Gerenciador de arquivos: 

• Clicar no ícone do File Explorer na barra de tarefas;

• Abrir o menu Iniciar e clicar em Computador;

• Clicar no ícone Computador ou Meu Computador na área de trabalho;

• Procurar um ícone que represente o telefone junto com outros dispositivos e unidades portáteis. 

Transferências de arquivos para computadores Mac 

A principal diferença é a necessidade de instalar um programa oficial do Google chamado Android File Transfer. Para usar o programa, o Mac deve estar executando o OS X 10.5 ou posterior e o dispositivo Android deve ter o Android 3.0 ou posterior. 

Basta conectar o telefone ao computador, ligar a tela do telefone e desbloquear o dispositivo e, em seguida, procurar a mesma notificação de status USB descrita acima. 

Em seguida, tocar na notificação e selecionar "Transferir arquivos" ou "Transferência de arquivos". O programa de transferência de arquivos do Android deve ser aberto automaticamente no Mac. 

Se o programa oficial de transferência de arquivos do Android não funcionar bem, o Commander One Pro pode ser uma alternativa. Entretanto, ele custa US$ 30 após um teste de 15 dias.