5 dicas para evitar o superaquecimento do seu notebook

Da Redação
04 de agosto de 2018 - 11h00
Máquinas podem apresentar este problema com o tempo; Mas há algumas dicas que devem ajudar a prolongar a vida útil do seu aparelho

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, 56% dos brasileiros têm o notebook como principal computador da casa. Mas, com o passar do tempo - e dependendo da frequência da utilização -, as máquinas podem apresentar problemas e um dos defeitos mais comuns é o superaquecimento. 

Para prevenir essa falha, o técnico Tiago Assunção, que atende pelo app GetNinjas,  separou algumas dicas para aumentar a vida útil do aparelho.

1. Por que esquenta?

Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os animais de estimação. Segundo o profissional, os pelos de cães e gatos podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. Até o uso simultâneo de aplicativos pode forçar o processamento da máquina e fazê-la esquentar.

2. Superfície plana

No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. "Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada", comenta Tiago. Ao deixar o aparelho nas cobertas, o "cooler" se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.

3. Transporte

Notebooks podem ser portáteis mas ainda devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é necessário desligar antes de fechá-lo. Sequer no modo de hibernação o deslocamento é recomendado. Na pressa, o aparelho pode não ser encerrado corretamente causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela também deve ser evitado.

4. Limpeza

É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.

5. Aplicativos

Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Outro aplicativo recomendado por Tiago é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.