Samsung deve sair na frente da Apple com novo carregador sem fio

Michael Simon, Macworld (EUA)
25 de julho de 2018 - 13h00
Informações sobre o novo acessório da sul-coreana vazaram na internet; Enquanto isso, Apple não ofereceu mais detalhes de seu carregador revelado, pela primeira vez, no ano passado

Crédito imagem: LetsGoDigital

O Galaxy Note 9 da Samsung deve chegar em algumas semanas e, provavelmente, não fará muito barulho entre os fãs do iPhone. Por ter um design, tela e câmera muito semelhantes ao modelo do ano passado, a batalha entre o Note 9 e os novos iPhones provavelmente será ainda mais unilateral do que o normal, já que a Apple está preparada para lançar três novos modelos com o iPhone X-style, incluindo um com uma tela maior do que o Note. 

Mas, embora o phablet da Samsung possa não importar para os usuários do iPhone, os acessórios provavelmente sim. O Note terá uma nova caneta S Pen e a Samsung também estará vendendo um novo carregador, o Wireless Charger Duo. Segundo o site alemão LetsGoDigital, o acessório é basicamente uma versão estendida do carregador sem fio já existente da Samsung, com um suporte em uma extremidade e uma esteira para o Galaxy Watch na outra. 

Em seu evento do ano passado, a Apple anunciou seu primeiro carregador sem fio e parecia ser um acessório único. Permitiria que o usuário carregasse três dispositivos ao mesmo tempo sem precisar de cabos extras ou posicionamento especial. 

O AirPower será capaz de se comunicar como telefone para mostrar o nível de carga atual de todos os dispositivos no teclado de carregamento, para que a pessoa possa saber facilmente quando os seus AirPods ou Apple Watch precisam ser carregados. 

Mas, agora, a Samsung deve bater de frente com Apple. Embora existam diferenças - o AirPower cobra três dispositivos, enquanto o carregador sem fio Duo cobra apenas dois -, isso levanta as questões: O maior produto de vaporware da Apple é o AirPower? É possível que a Apple possa liberar uma atualização para o AirPower antes mesmo do original ser enviado? E alguém vai se importar quando for lançado? 

airpower_625.jpg

Interrupção do AirPower 

No mês passado, a Bloomberg News escreveu uma história sobre os atrasos, responsabilizando as dificuldades de engenharia. “O carregador AirPower também é mais avançado do que a concorrência atual, porque inclui uma versão simplificada do sistema operacional iOS para conduzir o gerenciamento de energia no dispositivo e emparelhamento com dispositivos. Os engenheiros da Apple também estão trabalhando para eliminar erros relacionados ao firmware integrado”. 

A Apple não ofereceu detalhes sobre o AirPower desde que foi revelado em setembro passado, então pode ser que o novo carregador da Apple forneça uma revolução, mas ainda assim terá problemas. Aparentemente, o usuário precisará de um iPhone, Apple Watch e AirPods com um estojo de carregamento sem fio para aproveitar ao máximo esse recurso, e provavelmente terá um preço muito alto. 

Nos últimos 10 meses, os usuários do iPhone confiaram em carregadores de terceiros para suas necessidades sem fio. Entre eles, o carregador sem fio da Samsung é um dos melhores, com um design agradável que permite que carregar e ver o telefone ao mesmo tempo e um bom preço.