Apple admite problema com teclado do MacBook e oferece reparo gratuito

Macworld / Reino Unido
26/06/2018 - 09h00
Lançado em 2015, mecanismo de teclado "borboleta" já rendeu diferentes dores de cabeça para os usuários do MacBook e do MacBook Pro.

A Apple admitiu recentemente que há um problema com o design atual do teclado do MacBook e do MacBook Pro e anunciou um programa de conserto gratuito para os usuários afetados.

Desde a introdução do mecanismo de teclado “borboleta” pela Apple em 2015, diversos donos de Macs já enfrentaram defeitos diversos, que incluem caracteres sendo repetidos e teclas que não funcionam.

Imagina-se que um pouco de poeira possa causar esses problemas com o teclado, já que essas partículas podem entrar embaixo de algumas teclas, fazendo com que deixem de responder corretamente.

O problema é ampliado pelo fato de que não é possível retirar as teclas de forma separada para limpar o teclado, como acontecia com o modelo antigo do teclado. Segundo relatos, não apenas o teclado que precisa ser removido, mas a bateria, a cobertura e os conectores – um reparo que pode ser feito por um serviço profissional da Apple. 

Em sua página focada na questão, a Apple indica os seguintes comportamentos problemáticos por conta do bug:

-Letras ou caracteres se repetem de forma inesperada

-Letras ou caracteres não aparecem

-As teclas parecem “espessas” ou não respondem de maneira consistente

Petição e processos

O problema já fez com que fosse criada uma petição on-line pedindo que a Apple substituísse o teclado de todo MacBook Pro lançado desde o final de 2016 – a campanha já foi assinada por mais de 30 mil pessoas.

Além disso, a Apple já foi alvo de três ações de classe na justiça por conta de problemas com esses teclados.

Brasil

Vale destacar que a Apple afirma que o programa de reparos para os teclados “borboleta” é global. A página da empresa sobre o caso inclui o Brasil na lista de países. 

> Acompanhe-nos também no Facebook, no Twitter e no Instagram