Novo Snapdragon 850 promete melhorar bateria e performance de PCs

PC World / EUA e Da Redação
05 de junho de 2018 - 12h30
Voltado para os chamados "PCs Sempre Conectados", chip da Qualcomm foi apresentado durante a feira de tecnologia Computex 2018.

Os PCs com a primeira geração dos processadores Snapdragon para computadores enfrentavam problemas de desempenho enquanto entregavam uma duração de bateria para o dia todo. A Qualcomm resolveu essa questão com o novo Snapdragon 850, ao adicionar 30% mais performance ao mesmo tempo em que ampliou a duração da bateria em 20% para o que chama de “longevidade multi-dias”. 

Muita gente esperava que a segunda geração de PCs Sempre Conectados (ACPs) fossem impulsionados pelo Snapdragon 845, lançado no ano passado, mas esse chip era desenvolvido especificamente para smartphones. Já o novo 850 – que conta com uma CPU Kryo de 2.95GHz – foi otimizado para o PC, de acordo com o diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, Miguel Nunes.

O que torna o Snapdragon 850 especial são esses três números: 30% mais performance (incluindo gráficos) do que o Snapdragon 835, 20% mais bateria e velocidades LTE gigabit 20% maiores.

Por exemplo, a primeira geração do Asus NovaGo ACPC com o Snapdragon 835 alcançou uma duração de bateria de 17 horas e 22 minutos em nossos testes. Já com o novo Snapdragon 850, uma duração de 21 horas parece ao alcance.

A Qualcomm deve anunciar pelo menos um parceiro de hardware para lançar um PC com Snapdragon 850 nas festas de final de ano, conforme o executivo revelou durante a Computex 2018. 

Por que isso importa

Lembra que alguns bugs afetaram a primeira geração de PCs com processadores Snapdragon, incluindo versões problemáticas do Windows 10, compatibilidade de apps e questões de performance com “tradução” de apps? 

Alguns desses problemas permanecem. Mas a premissa básica de um PC Sempre Conectado sempre foi bateria com longa duração, ótima conectividade, e resumo quase instantâneo – todas as exigências que a primeira geração atendeu com facilidade.

O novo Snapdragon 850 aparentemente vai melhorar ainda mais esses elementos, enquanto que a Microsoft e a Qualcomm trabalham para resolver os bugs com aplicativos.