Asus apresenta Projeto Precog, um notebook conceito com duas telas

Mark Hachman | PCWorld (EUA)
05/06/2018 - 11h10
Fabricante revelou aparelho durante a Computex, porém não compartilhou detalhes de suas especificações; Modelo deve ser lançado em 2019

A Asus apresentou nesta terça-feira (5) durante a Computex, em Taipei, o seu Projeto Precog, um PC conceito formado por duas telas e que mostra uma visão intrigante para o futuro dos computadores pessoais.

Segundo Marcel Campos, diretor de marketing para PCs e smartphone da Asus, a fabricante espera enviar os primeiros  Precogs em 2019. Até lá, teremos que adivinhar quanto irá custar e quais são seus recursos exatamente. 

Tela dupla pode ser algo atraente (de novo)

O Precog pode ser uma prenúncia do ressurgimento de um design de duas telas que tomou, brevemente, forma com iniciativas como o Projeto Taichi, um dispositivo de tela dual que a Asus apresentou na Computex ainda em 2012. 

Entretanto, o Precog é um aparelho muito maior e se assemelha mais com um  laptop conversível tradicional que também consegue assumir a forma de uma tenda e um tablet.

Mas não espere que as configurações sejam especialmente populares.  Apesar da Asus não ter revelado as especificações, cada tela de 14 polegadas do Precog parece ter uma resolução de 4K.

Não há controles óbvios e tampouco um teclado. Se você quiser digitar em uma máquina do Projeto Precog, você terá de usar ou um keyboard virtual ou conectar um externo. (Em uma série de demonstrações dos modelos, o teclado externo é usado com bluetooth).

Notebooks com duas telas pode ser uma tendência séria, tendo em vista que há rumores de que a Lenovo irá demonstrar um exemplo seu e a Asus já apresentou outro com ScreenPad, que transforma o touchpad em um Asus ZenBook Pro 14 e 15 em uma tela secundária. Segundo um executivo da Asus, o ScreenPad é uma tela full HD com 1080p. 

asus_project_precog_2

Intel inicia com o Tiger Rapids

A Asus é uma das companhias que chamou atenção para um par de PCs conceito da Intel: Tiger Rapids, que é emparelhado com uma tradicional tela LCD, e um dispositivo secundário - sem nome, que deve reproduzir o Projeto Precog.

Se o Precog sairá da visão da Asus para ser adotado por usuários? Bem, teremos que esperar até o ano que vem para descobrir.