As principais novidades do iOS 12 anunciadas pela Apple na WWDC 2018

Macworld / EUA
05/06/2018 - 15h32
Com lançamento previsto para setembro, update do sistema do iPhone e iPad traz melhorias em Realidade Aumentada, no app Photos, na Siri e no FaceTime.

A Apple cria e segue tendências, e o iOS 12, revelado nesta segunda-feira, 5/6, não é uma exceção neste sentido. Com a versão mais nova do seu sistema móvel, a Apple está focando em melhorias e refinamentos de desempenho, incluindo aparelhos mais antigos. 

A empresa de Cupertino também está fazendo mudanças importantes em Realidade Aumentada (AR) que habilitarão novas experiências; melhorou a Siri, o FaceTime, e o app Photos para alcançar os rivais. Além disso tudo, a companhia adicionou novos recursos como Memoji personalizados e relatórios de uso para ajudar os usuários a lutarem contra o vício em smartphones. 

Como sempre, o iOS 12 será lançado como um update gratuito no terceiro trimestre. O sistema terá suporte para todos os aparelhos que rodam o iOS 11 atualmente, o que inclui o iPhone 5S, lançado em 2013. Veja abaixo um resumo das principais novidades do iOS 12 anunciadas pela Apple durante a abertura da conferência anual de desenvolvedores WWDC 2018.

Realidade Aumentada e app Measure

A Apple criou um novo formato de arquivos com a Pixar chamado de USDZ que habilitará um compartilhamento mais simples de gráficos e animações em 3D usados em apps de Realidade Aumentada. Os desenvolvedores e usuários podem compartilhar esses arquivos USDZ como qualquer outro arquivo: armazenando-os no app Files e enviando-os por meio do Messages e do Mail. Quando você recebe um arquivo USDZ, pode abrir e colocar o objeto 3D no mundo real. 

applearkit2_62502.jpg

Por exemplo, se um Publisher colocar uma imagem USDZ em uma reportagem no app News, os leitores podem tocar para abri-la em uma visualização AR totalmente interativa, diretamente pelo News. Outro exemplo mostrado foi a Fender usando um objeto USDZ em seu site, onde os compradores potenciais podem tocar para ver o produto em todos os ângulos, que é mostrado na visualização em Realidade Aumentada no local em que estiverem, em tamanho real.

applearkit2_625.jpg

Os usuários também terão um novo app chamado Measure, que permite tirar medidas de objetos físicos por meio de Realidade Aumentada. Você apenas traça as laterais de um objeto para descobrir a sua extensão. O software também consegue detectar retângulos automaticamente e te informar as dimensões.

Para os desenvolvedores, o ARKit 2.0 permitirá rastreamento facial melhorado, renderização mais realista, e experiências compartilhadas, o que significa que os games AR agora podem suportar modos multiplayer. 

applearkit202.jpg

Melhorias no app Photos

O aplicativo Photos, da Apple, recebe uma atualização no iOS 12, alcançando agora a mesma linguagem de design do Apple Music e da App Store. A busca no Photos será melhorada, te permitindo usar múltiplos termos de pesquisa e fazer buscas mais rápidas na sua biblioteca de fotos com a Siri. 

O app Photos agora tem uma nova aba chamada For You, que é um feed que mostra fotos em destaque, como imagens que você fez naquele mesmo dia em anos anteriores. Ela sugere loops e efeitos de destaque para Live Photos que poderiam usá-los, ou efeitos de retrato para adicionar a fotos em Modo Retrato. A aba também destaca as atividades compartilhadas no álbum do iCloud. Todos esses recursos já estão no app do Google Photos. Por isso, são adições bem-vindas ao iOS 12, mas nada impressionante.

O Photos já reconhecia outras pessoas nas suas fotos, e no iOS 12, ele irá sugerir que você compartilhe essas imagens com essas pessoas. As imagens que você compartilha chegam em resolução completa. Quando o seu amigo as receber, o aparelho dele irá sugerir que ele compartilhe com você outras imagens feitas no mesmo evento/ocasião, o que te ajudará a ter mais fotos de uma mesma festa sem precisar criar um álbum compartilhado ou uma lista de e-mails, por exemplo. O compartilhamento é privado, com criptografia de ponta a ponta, e todo o Machine Learning usado para determinar quem está nas suas fotos é feito no seu aparelho e não na nuvem, segundo a Apple.

Melhorias na Siri

A assistente virtual da Apple ganhou um recurso que pode melhorar significativamente a sua utilidade para os usuários. Chamada de Shortcuts, a nova ferramenta te permite programar ações únicas ou múltiplas no seu aparelho da Apple a partir de um único comando para a Siri. 

E, caso funcione tão bem quanto o prometido, a ferramenta pode tornar a assistente virtual mais útil para atividades e circunstâncias específicas. Na essência, o recurso garante que a Siri faça exatamente o que você quer que ela faça. Ele também representa a integração completa do Workflow com o iOS após a compra do serviço de automação pela Apple no ano passado.  

A Apple mostrou uma variedade de usos para o novo aplicativo Shortcuts, com um dos melhores deles envolvendo dizer a frase “Perdi as minhas chaves”, que então muda para o seu rastreador Bluetooth Tile para que você possa encontrar suas chaves mais facilmente com o smartphone. 

Em vez de ficar tentando encontrar a frase certa para que a Siri faça essas coisas, você agora poderá programar essas ações por meio do próprio aplicativo do Shortcuts. O software trará centenas de “atalhos” pré-configurados e customizáveis disponíveis para download.

sirishortcuts_625.jpg

Melhorias no CarPlay

O iOS 12 traz novos recursos ao CarPlay, a plataforma da Apple para interagir com o seu iPhone por meio do som do seu carro. Pela primeira vez, o CarPlay vai suportar apps de navegação de terceiros como Google Maps e Waze.

Isso significa que você poderá receber direções detalhadas dos seus aplicativos favoritos de mapas. No entanto, a Apple não falou nada sobre permitir que os usuários configurem um app de terceiros como o padrão para receber direções.

Recursos de Saúde Digital

A Apple anunciou novidades para melhorar os controles dos usuários sobre as notificações, assim como novas ferramentas para combater o vício em smartphones

Em primeiro lugar, a companhia revelou um novo modo para o Do Not Disturb, desenvolvido especificamente para a sua cabeceira, que mantém a tela desligada até a manhã seguinte. Habilite o recurso e nada chegará até você acordar.

A Apple também está oferecendo um maior controle sobre o Do Not Disturb com controles embutidos diretamente na Central de Controle (Control Center). Toque no ícone e você receberá novas opções para configurar um horário específico de fim do Do Not Disturb, e com a consciência de localização, também será possível dizer para o recurso ser desabilitado quando você deixar um local especifico, como quando estiver em um parque com os seus filhos ou almoçando com um amigo. 

A partir do iOS 12, a Apple irá agrupar as notificações para que você não precise ficar acessando dezenas de notificações do Mail ou do Twitter ao longo do dia. Os alertas serão agrupados por apps, tópicos e conversas, e você poderá limpar ou fazer uma triagem de todas com apenas um toque na tela. 

Além disso, a Apple também adicionará novas configurações para notificações que te permitirão manter um dedo pressionado sobre um alerta para receber novas ações, como desabilitar futuras notificações daquele app ou habilitar o modo silencioso. 

Por fim, a empresa revelou um aplicativo chamado Screen Time. Assim como o novo Dashboard do Android P, esse app fornece uma série de relatórios diários que te permitem ficar a par sobre quanto tempo você está passando com os seus apps favoritos e quantas notificações recebeu, para que possa então tentar diminuir o uso do aparelho. 

Para ajudar os usuários neste sentido, a Apple também está adicionando um novo recurso que te permitirá configurar limites sobre quanto tempo você pode usar um aplicativo. Quando você diz ao Screen Time quanto tempo quer passar no Instagram, por exemplo, um alerta na tela te mostrará quando esse período estiver chegando ao fim e mensagens que ocupam a tela toda bloquearão o acesso quando você tentar abrir um app que tiver alcançado o limite em questão.  

Vale notar ainda que o Screen Time oferece aos pais uma nova interface para controlar o que os seus filhos podem ver e por quanto tempo. Por meio do gerenciamento remoto, será possível criar “permissões” para crianças usando aparelhos diferentes, configurando limites com base no uso e hora do dia.

Animoji, Memoji, e filtros no Messages

O app Messages recebeu novos personagens Animoji, incluindo um coala, um tigre, um fantasma e um T-Rex. O Memoji é uma espécie de Animoji personalizado. Eles parecem mais tridimensionais do que o Bitmoji customizado que você cria no Snapchat, mas mais bonitos do que os personagens Mii da Nintendo. 

Os usuários podem customizar os seus Memojis com centenas de opções para cor de pele, estilo do cabelo, detalhes do rosto, e acessórios como chapéus e óculos. Você pode salvar múltiplos Memojis e usá-los no Messages para enviar reações para os seus amigos. A demonstração feita no palco pareceu bastante interessante.

O aplicativo do Messages também recebeu novos filtros para enviar respostas em vídeos e fotos, além da opção de adicionar adesivos.

memoji-wwdc

Chats em grupo no FaceTime

No iOS 12, você pode ter uma conversa em grupo no FaceTime com um total de 32 participantes ao mesmo tempo, via áudio ou vídeo.

O app também terá integração com o Messages, de forma que os usuários conseguirão facilmente mudar uma conversa de texto para uma videoconferência em grupo. 

Mas ter 32 pessoas em uma sala de videoconferência pode soar muito, ainda mais quando falamos de conversas por meio da tela de um iPhone. A Apple dá esse senso de organização ao permitir que cada integrante do grupo seja destacado, automaticamente, na tela quando ele iniciar sua fala. Como mencionado, filtros em realidade aumentada e adesivos fofos e engraçados também estão liberados para as conversas. 

Durante a demonstração, a Apple claramente direcionou o novo recurso para fins corporativos quando Tim Cook brincou: "mal vejo a hora de usar isso todo o domingo para ligar para o time de liderança do FaceTime". 

Quando o iOS 12 será lançado?

A Apple ainda não anunciou uma data de lançamento para o iOS 12, mas as atualizações do sistema móvel costumam chegar em setembro – pouco após uma nova linha de iPhones ser anunciada, mas um pouco antes dos aparelhos chegarem às lojas.

Quais aparelhos suportam o iOS 12?

Boa notícia: se o seu aparelho roda o iOS 12, então ele também rodará o iOS 12. A Apple até prometeu mais velocidade e melhor desempenho em aparelhos mais antigos. Em outras palavras, a Apple diz que os apps deverão ser abertos mais rapidamente em um iPhone 6 com o iOS 12 do que em um iPhone 6 com o iOS 11.

Como posso testar o iOS 12?

A Apple liberou o beta do iOS 12 para desenvolvedores nesta segunda-feira, 4/6. Os betas públicos para usuários comuns costumam chegar depois dos betas para desenvolvedores, normalmente em julho.

  • # Tópicos
  • # iOS