Microsoft lança controle do Xbox para gamers com mobilidade reduzida

PC World / EUA
17/05/2018 - 11h41
Chamado de Xbox Adaptive Controller, joystick adaptado traz 19 conectores de 3,5mm e uma entrada USB para acessórios e periféricos.

Após alguns vazamentos, a Microsoft confirmou nesta quinta-feira, 17/5, que o Xbox Adaptive Controller é real, um aparelho feito para “remover barreiras para jogar games ao ser adaptável à maioria das necessidades dos gamers”, segundo a empresa de Redmond. 

Criado em parceria com a AbleGamers, a Cerebral Palsy Foundation e outras instituições, o novo controle marca a primeira vez que a Microsoft criou um joystick oficial para pessoas com mobilidade reduzida.

E isso representa um grande passo à frente para o mercado de games. Apesar de todos os constantes elogios aos controles do Xbox One e DualShock 4, o fato é que eles não podem ser usados por uma parte significativa da população – são difíceis de segurar e com muitos botões pequenos. Eles funcionam para muitas pessoas, mas não para todas, e até então as únicas soluções eram setups customizados feitos em casa ou produzidos por fabricantes terceirizadas. 

Então entra em cena o novo Xbox Adaptive Controller (com preço sugerido de 100 dólares nos EUA), que incorpora a vibe hacker/maker em um produto sancionado oficialmente pela Microsoft. 

O coração do controle, um retângulo no estilo do NES, é dominado por dois botões pretos grandes e redondos, sendo que é possível mapear funções para eles e usá-lo em diferentes posições e ângulos.

Para algumas pessoas, essa parte principal do novo controle é o suficiente. Com a tecnologia Copilot, que permite que uma pessoa use dois controles no Xbox One ao mesmo tempo, os gamers podem usar um controle padrão do console para a maioria das funções e o Adaptive Controller como um complemento.  

 

Mas a unidade principal do Adaptive Controller é realmente apenas a ponta do iceberg. Isso porque a parte essencial está na traseira do dispositivo: uma fileira de entradas de 3,5mm (19 delas no total), mais um conector USB. Aqui, os usuários podem conectar quantos acessórios quiserem. As imagens da Microsoft mostram diferentes setups, a maioria deles baseados em botões – grandes, coloridos e arranjados em qualquer padrão ou colocados no chão e usados como “pedais”. Ainda não se sabe se a Microsoft vai lançar os seus próprios periféricos. 

De qualquer forma, o Adaptive Controller oferece suporte para acessórios de terceiros. “Chaves comuns adaptáveis que os gamers com mobilidade reduzida já podem ter”, afirmou Phil Spencer, no Xbox Wire. A lista inclui o joystick Extreme 3D Pro, da Logitech, o conhecido controle operado com a boca da QuadStick e o One-Handed Joystick, da PDP.

Alguns desses periféricos de terceiros costumavam exigir adaptadores próprios no passado. Poder simplificar o processo e colocar todos no Adaptive Controller é ótimo.