Intel finalmente revela seu primeiro chip Cannon Lake de 10 nanômetros

PC World / EUA
16/05/2018 - 17h53
Nov Core i3-8121U está sendo vendido como parte de um laptop da Lenovo na China. Restante dos processadores de 10nm da fabricante chegam em 2019.

Em abril, a Intel disse para analistas de Wall Street que iria lançar um chip de 10 nanômetros em volumes baixos, mesmo tendo adiado a maior parte da sua produção de 10 nanômetros até 2019. Agora nós sabemos qual é esse modelo: o Core i3-8121U, o primeiro Cannon Lake da fabricante, que está sendo vendido como parte de um laptop da Lenovo na China.

Como o chip já está disponível, a Intel o adicionou ao seu repositório ARK de informações sobre processadores, que confirma que o i3-8121U é realmente um processador Cannon Lake. O ARK também mostra que o i3-8121U é um membro da família Core de oitava geração, rodando a 2.2GHz (3.20GHz com boost, usando o Intel Turbo Boost 2.0) com dois núcleos e quatro threads. 

A produção de processadores de 10 nanômetros já causou algumas discussões nos últimos meses, já que muita gente acreditava que o Cannon Lake chegaria no final de 2017. Mas a Intel anunciou um atraso nos envios de volumes altos dos chips de 10 nanômetros na sua mais recente conferência com analistas, em que também destacou que já tinha começado a despachar essas primeiras unidades.

Mesmo com a Intel tendo revelado o novo chip oficialmente no repositório ARK, alguns aspectos sobre ele ainda permanecem desconhecidos: como se possui uma GPU integrada, por exemplo. Isso pode ser porque uma rede varejista vendendo o laptop em questão na China está usando uma GPU AMD R5 dentro dele.

De qualquer forma, o Core i3-8121U oferece suporte opcional para memória LPDDR4, ampliando a largura de banda máxima para 41,6GBps, um ganho de 22% em relação ao Core i3-8130U. 

No entanto, ainda não se sabe quando o Core i3-8121U chegará a computadores fora da China, em países como os EUA, por exemplo. A Intel pode estar distribuindo seus chips Cannon Lake, mas eles permanecem muito distantes e em volumes muito pequenos para fazer uma diferença significativa. 

O que isso significa para você

No momento, a designação Intel Core de oitava geração parece mais algo que engloba tudo do que qualquer outra coisa, com os chips core de 10nm e 14nm++ entrando na mesma categoria. Esperamos que a Intel use a feira de tecnologia Computex, que acontece no início de junho em Taipei, para responder uma boa parte das perguntas que estão na cabeça dos seus parceiros e clientes.