Saiba como apagar arquivos duplicados no Windows

TechAdvisor / Reino Unido
11 de maio de 2018 - 17h14
Dica simples ensina como se livrar de documentos duplicados do seu PC de forma rápida e prática.

Com o tempo, é bastante normal que o seu PC Windows acabe com uma pilha de arquivos redundantes, muitos dos quais costumam ser duplicados. Isso pode acontecer por baixar a mesma coisa duas vezes, ter cópias diversas de documentos em pastas diferentes, ou muitas outras razões.

Livrar-se desses documentos todos pode parecer uma tarefa pesada e demorada, mas com o software correto é possível realizá-la em poucos minutos. Vamos mostrar abaixo o modo rápido para limpar o seu HD dos arquivos duplicados. 

O CCleaner é uma ótima ferramenta para manter o Windows em boa forma. A versão Pro, que custa 25 dólares, conta com recursos avançados como recuperação de arquivos, limpeza automática do histórico do navegador e remoção de arquivos inúteis. Mas felizmente também há uma versão gratuita que permite que você se livre dos arquivos duplicados sem gastar um centavo. 

(O CCleaner também oferece um trial do Pro que você pode usar para conhecer o pacote pago, mas usaremos a versão gratuita para essa reportagem. )

Após baixar o app no site da desenvolvedora e finalizar a instalação, clique na Run CCleaner para iniciar os trabalhos. A interface do app traz algumas seções na coluna esquerda: are Cleaner, Registry, Tools, Options e Upgrade. Clique em Tools e depois selecione Duplicate Finder.

No painel principal, você verá diversas opções que te permitem refinar a busca por arquivos duplicados. Elas lhe dão a opção de buscas por nome, data, tamanho ou conteúdo – todas abordagens úteis.

A seção central é onde as exceções são definidas. Certifique-se de que os System Files e Hidden Files sejam marcados, uma vez que não vai querer apagar nenhum dado importante necessário para o funcionamento correto do Windows. Essas seções geralmente já estão marcadas, mas não custa conferir.

A última seção te dá a opção para definir em quais drives o CCleaner realizará as buscas por arquivos duplicados. É claro que você vai querer garantir que nenhum drive de backup seja incluso nessas pesquisas, uma vez que serão cópias por definição.

Como sempre, é altamente recomendado realizar um backup completo antes de iniciar qualquer processo que apague os seus dados. 

Depois de fazer isso tudo, basta clicar no botão Search na parte inferior da tela.

O app agora irá escanear o seu HD e mostrará todos os arquivos múltiplos que descobrir. Por razões de segurança, os arquivos não virão marcados. Por isso, você terá de passar manualmente pela lista e selecionar aqueles que deseja remover.

Após marcar todos os documentos duplicados que quer apagar, clique no botão Delete Selected e o CCleaner irá iniciar o processo de eliminar esses arquivos.

E é isso. Você agora liberou um pouco de espaço e reduziu a confusão no seu PC.