Conheça as principais novidades da build 17666 do Windows 10

PC World / EUA
10/05/2018 - 16h00
Liberado nesta semana pela Microsoft, preview do programa Insider já traz alguns novos recursos que foram apresentados durante a conferência Build.

Após finalmente liberar o April 2018 Update para Windows 10 em 30 de abril, a Microsoft está acelerando o passo da próxima versão do sistema, a Redstone 5, que deve chegar por volta do terceiro trimestre.

Entre as novas melhorias, destaque para alguns upgrades chave: uma versão do clipboard que pode copiar e colar conteúdos entre PCs, temas escuros, melhorias no Sets e no Notepad, e mais.

A empresa de Redmond liberou esses novos recursos como parte da Build 17666 Insider Preview, que está sendo disponibilizada para os usuários participantes do Fast Ring, do programa Windows 10 Insider. (As duas faixas diferentes do Insider, Fast e Skip Ahead, receberão a mesma versão.)

Cloud Clipboard

Agora, o Windows vai salvar textos e arquivos na nuvem, para que você possa copiar o conteúdo de um aparelho e colar em outro dispositivo (em que esteja logado).  

Esse novo recurso de Clipboard, chamado informalmente de Cloud Clipboard, exige uma conta Microsoft, assim como a sua permissão para salvar os dados dentro da Microsoft. Também há um limite: você só poderá copiar e colar textos que tenham um tamanho de até 100K. Isso não é muito. Mas para uma URL ou trecho de texto, o Cloud Clipboard é até mais simples de usar do que o recurso Near Share, presente no April 2018 Update – apesar de também ser mais limitado. 

No entanto, vale notar que a Microsoft vai armazenar um histórico das vezes em que você colou os conteúdos. Ao apertar Win+V, você verá o histórico da nova experiência do Clipboard, em que será possível marcar os itens colados com mais frequência. Vale notar que o histórico do Clipboard também cruza para outros PCs, caso escolha habilitar a ferramenta.

Sets e Edge

Uma das coisas sobre as quais a Microsoft falou durante a Build era uma potencial mudança no comportamento do recurso Sets, que agrupa aplicativos e arquivos por projeto. Atualmente, apertar Alt+Tab dentro do Sets vai pular de um app para outro. Mas dentro da interface com abas do Sets, todos os elementos – seja uma página web, aplicativo ou documento – possuem uma aba própria. Após navegar por um documento Word específico, e por um e-mail específico no Outlook, amontoar uma dúzia de abas no Edge embaixo de um único ícone parece um pouco estranho.

Caso concorde, você ficará feliz em saber que as abas individuais do Edge agora recebem o mesmo peso que um documento do Office, Mail, Outlook ou outros aplicativos. Em outras palavras, você poderá usar o comando Alt+Tab entre as abas do Edge. É algo opcional, por isso será possível ficar com o modo antigo caso seja a sua preferência. 

windows10sets2018.jpg

Imagem: Microsoft

Com a nova build do Windows, o Sets também ganha algumas outras habilidades do Edge. As abas individuais do Sets agora podem ser silenciadas, como no navegador, e você pode escolher se quer que novas janelas sejam abertas no ambiente de abas do Set, ou no modelo tradicional de janelas.

O Fluent Design, novo conjunto de elementos de design da Microsoft, também faz uma aparição na ferramenta. 

Previews de buscas mais inteligentes

Você pode ter percebido que a caixa de buscas da Cortana permite que você realize pesquisas por apps e por documentos. Com a nova build do sistema, você poderá buscar por um app, como o PowerPoint, e o Windows também te mostrará documentos relacionados do PowerPoint. 

Notepad 

Lembra dos aplausos que acompanharam o anúncio na Build de que o Notepad em breve vai incorporar quebras de linha do Linux? Os desenvolvedores podem comemorar uma vez, já que essas quebras de linha chegaram. Mas não apenas do Linux: as finalizações de linha do Mac também foram adicionadas.

windows10notepad2018.jpg

Imagem: Microsoft

Vale lembrar ainda que o Notepad agora também permite pesquisas por meio do Bing. Tudo que você precisa fazer é destacar uma palavra ou frase, e clicar com o botão direito do mouse. Com o Sets, uma nova aba de busca será aberta. 

Outras melhorias

Por fim, é importante destacar que a build 17666 também recebeu duas melhorias menores que merecem ser citadas. Uma delas é a habilidade de agrupar, e nomear, apps em uma pasta no menu Iniciar. E a outra atende a um pedido popular entre os usuários: um tema escuro para o File Explorer (foto abaixo).

windows10darktheme.jpg

Imagem: Microsoft