Google deixa o Maps mais pessoal com novos recursos de recomendações

PC World / EUA
08/05/2018 - 18h06
Uma aba Explore redesenhada e uma nova aba For You deixarão o Maps mais pessoal para cada um dos seus mais de 1 bilhão de usuários nos próximos meses.

O Machine Learning (Aprendizado de Máquina) pode te dar uma versão da Internet feita para as suas necessidades e desejos. O Google vem batendo nessa tecla há anos, mas a visão se manifestou em maneiras novas e impressionantes por meio de uma versão renovada do Maps revelada nesta terça, 8/5, durante a keynote de abertura da conferência para desenvolvedores I/O 2018, nos EUA.

Durante o evento, o Google também mostrou uma visão empolgante sobre como a Realidade Aumentada (AR) e a visão computacional podem vir a transformar as direções para caminhar na rua no futuro.

Mais pessoal

Uma aba Explore redesenhada e uma nova aba For You deixarão o Maps mais pessoal para cada um dos seus mais de 1 bilhão de usuários nos próximos meses, à medida que a interface do aplicativo será povoada com restaurantes, estabelecimentos e atividades das suas preferência locais. O foco será em eventos interessantes (como inaugurações de novas lojas) e recomendações pessoais para que você experimente coisas novas.

Além da proximidade física, as novas abas Explore e For You selecionarão as suas recomendações ao cruzar as referências de atividades em alta na área assim como todas as informações sobre você que estão armazenadas nos servidores do Google. Se você gostar de restaurantes italianos, por exemplo, a For You vai te direcionar para eles, e também evitar opções culinárias das quais você não gosta.

Os cards para os estabelecimentos que aparecem nos seus feeds incluirão uma classificação Your Match que é essencialmente uma suposição do Google sobre se você gosta ou não de um determinado local, novamente ao reunir informações do seu perfil pessoal na plataforma. 

Escolher um restaurante para ir com os amigos e familiares pode ser difícil mesmo com o poder das recomendações personalizadas. O Google Maps está ganhando um recurso de Shortlist que te permite selecionar alguns estabelecimentos para compartilhar com os amigos para ajudar na seleção, eliminando a necessidade de ficar passando links em uma conversa em grupo. Os seus colegas poderão adicionar recomendações por conta própria e até votar no lugar que querem visitar.

Para deixar as coisas ainda mais pessoais, o Assistente está levando a sua IA para o Maps no próximo trimestre.

Realidade Aumentada

Por fim, o Google também mostrou um potencial recurso futuro que acessa a câmera do seu smartphone para alterar drasticamente como funcionam as direções para caminhar.

Ao combinar a “visão computacional” com Machine Learning da nuvem, o Google transforma o Maps em um experiência de Realidade Aumentada no estilo do Street View.

Pense nesta nova interface do Maps para caminhadas como uma mistura extremamente bem feita entre o Google Lens e o Google Daydream. Resta saber se essa visão de Realidade Aumentada se tornará uma visão real algum dia.