Especial: saiba o que deve ser anunciado no Google I/O 2018

PC World / EUA
08 de maio de 2018 - 08h00
Com início às 14h (horário de Brasília) desta terça, 8/5, conferência anual de desenvolvedores deve ter novidades sobre Android P, Wear OS e Assistente.

O Google I/O 2018 começa oficialmente nesta terça-feira, 8/5, e mal podemos esperar para saber o que a gigante de buscas vai anunciar para os desenvolvedores e fãs. Certamente teremos muitas informações sobre a próxima versão do Android, mas Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (AR), Assistente e outros produtos do Google também deverão ter espaço no evento.  

Veja abaixo cinco coisas que o Google deverá anunciar durante a sua conferência para desenvolvedores nesta semana.

Mais recursos do Android P

O Google já liberou um preview para desenvolvedores do Android P, mas a empresa de Mountain View provavelmente está segurando alguns recursos para o grande evento. Vale notar que a empresa revelou acidentalmente um sistema de navegação baseado em gestos que pode estrear nesta semana (a não ser que esteja sendo guardado para o Pixel 3). Além disso, provavelmente veremos algumas demonstrações dos recursos principais, como suporte para notch (entalhe) na parte frontal e rastreamento de localização em locais fechados, assim como o que há de novo nos projetos Android One e Android Go.

androidpdestaque_625.jpg

Google Assistente e Google Home 2.0

O Google já disse muitas e muitas vezes que agora é uma empresa focada em Inteligência Artificial (IA). Por isso, não é exagero pensar que o Google Assistente será a estrela do I/O. No ano passado, a plataforma ganhou buscas por texto, suporte para iPhone e um novo SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) para ajudar as fabricantes a integrarem o Assistente aos seus produtos. 

Antes mesmo da edição 2018 do evento, o Google já anunciou que investirá em startups que usarem o ecossistema do Assistente – um anúncio que teria sido perfeito para o palco do I/O. Por isso, a empresa deve ter coisas ainda mais legais para falar durante a keynote de abertura.

E então temos o Google Home. Conhecemos o alto-falante inteligente da gigante pela primeira vez no I/O de 2016, mas dois anos depois o Google ainda continua vendendo a mesma primeira geração do dispositivo. Há muitas maneiras para melhorar o aparelho – novos microfones, uma nova palavra de inicialização, um preço menor – e com as novas habilidades do Assistente, um update para o Home original cairia como uma luva.

Uma nova versão do Wear OS

Logo quando achávamos que o Android Wear estava morto, o Google ressuscitou a plataforma com um novo nome e novos recursos. Agora chamado de Wear OS, o sistema renomeado emprestou algumas funcionalidades do Assistente para se transformar em um companheiro mais poderoso no seu pulso. 

Levando em conta que já faz dois anos desde que o Android Wear 2.0 foi anunciado, seria bastante estranho se o Google não dedicasse um tempo da keynote do I/O 2018 para falar sobre o futuro do seu sistema ultra-mobile. Um nome novo é legal, mas também queremos alguma substância. 

wearosgoogle_625.jpg

Nova interface da Android TV e um novo aparelho de streaming

As ambições do Google para o segmento de TVs costumam ficar em segundo plano em relação a outros projetos do Android, mas isso pode mudar no I/O 2018. Um documento recentemente publicado no site da FCC (Comissão Federal de Comunicações), nos EUA, sugere que um novo dongle de streaming via Android TV está a caminho. As imagens mostram um produto parecido com um Chromecast, mas o controle remoto sugere que o aparelho não irá depender de um smartphone para o streaming. 

O Google agendou uma sessão de uma hora intitulada “What’s New With Android TV” (“O que há de novo com a Android TV”) para o primeiro dia do evento, o que pode ser um indicativo de que a plataforma também receberá mudanças na interface.

Melhorias no Android Auto

A experiência do Android nos carros é outra áres em que o desenvolvimento ficou para trás, mas o I/O pode trazer uma aceleração para a plataforma. O Google está destacando no seu aplicativo do I/O “uma novíssima experiência de mídia para o Android Auto, tanto na tela do seu smartphone quanto no display do carro, tornando mais fácil e rápido do que nunca a exibição de conteúdo para os usuários”. Isso significa que o Android Auto provavelmente ganhará espaço na keynote do evento, e também que pode ficar muito mais poderoso.