Artigo: os aplicativos iOS que precisam migrar para os Macs

Jason Snell, Macworld / EUA
11 de abril de 2018 - 12h28
Existem muitos apps para iPhone e iPad que ainda não estão disponíveis no macOS. A chegada deles poderia impulsionar a plataforma de computadores da Apple.

O jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, que possui um ótimo histórico em descobrir furos sobre a Apple, afirmou há alguns meses que a empresa de Cupertino estava trabalhando em uma nova abordagem para o desenvolvimento de apps que permitiria que os desenvolvedores “criem um um único aplicativo que funciona com uma tela touschreen ou um mouse e um teclado, esteja rodando no sistema do iPhone e iPad ou em um Mac”.

Aceitando o fato de que a Apple pode mudar a direção das coisas a qualquer momento e que esse projeto – de codinome Marzipan – pode nem ser anunciado neste ano, essa é uma possibilidade intrigante. Obviamente o iOS possui uma loja de aplicativos muito mais próspera do que a do macOS. Então se a Apple pudesse facilitar a vida dos desenvolvedores iOS para implementar seus apps no Mac, poderia assim ajudar a impulsionar a sua plataforma para computadores.

Misturar a abordagem de desenvolver apps nas duas plataformas da Apple também pode fazer sentido em meio aos rumores de que a fabricante poderia substituir os processadores da Intel por chips ARM próprios em versões futuras dos Macs.

Muitos rumores e especulações, com certeza. Mas vamos voltar à premissa inicial do artigo: o Mac poderia ser melhorado se fosse mais fácil para os desenvolvedores de iOS levarem os seus aplicativos para a plataforma. E isso me fez pensar: quais apps do iOS eu uso atualmente e gostaria de ter no Mac?

No fim das contas, há uma grande quantidade. E muitos deles são apps de serviços que estão disponíveis no Mac apenas via navegador. Gosto do Safari e do Chrome, mas uma interface web é apenas uma interface web – e é muito mais conveniente manter um app aberto em vez de ficar gerenciando janelas no browser. Além disso, apps desenvolvidos de forma específica costumam oferecer uma experiência muito mais rica do que um site. 

Apps com suporte para Picture in Picture

A lista inclui aplicativos como MLB At Bat, HBO Go, Xfinity e muitos outros que ficariam melhores no Mac com suporte para Picture in Picture. Além disso, muitos apps iOS permitem que você baixe vídeos para reprodução offline, o que é útil quando você está em um avião, por exemplo – mas não no Mac. Aplicativos como Netflix e Amazon Prime Video entram nesta categoria. 

Apps para aparelhos residenciais inteligentes

Aparelhos residenciais inteligentes costumam vir com apps móveis, mas normalmente oferecem apenas uma página web (no máximo) para os usuários de Mac. As minhas câmeras de segurança Arlo, por exemplo, podem ser visualizadas por meio do navegador (se você tiver o Flash instalado), mas preferiria não rodar o Flash e ter o app da Arlo instalado, em vez de precisar ficar fazendo login e navegando pela interface web do site da companhia. 

Apps para redes sociais

Falando sobre interfaces web, acredito que um aplicativo dedicado melhora a experiência de usar uma rede social, especialmente se você puder adicionar notificações por push à equação. O site do Twitter não se compara ao app do Twitter, e enquanto a empresa ainda oferece um app para iOS, acabou deixando de lado o app para Macs. Talvez essa fosse uma chance de trazê-lo de volta? Quando ao Facebook, nunca foi nada além de um site no Mac – e se vou usar o Facebook, seria preferível que fosse com um app. 

Ferramentas do iOS que seriam ótimas no Mac 

Mas os aplicativos iOS não estão aqui apenas para fornecer visões melhores para um serviço web. Existem alguns apps iOS que são excelentes e eu ficaria muito feliz em poder usá-los no macOS. Um deles é o Ferrite Recording Studio, um editor de áudio de 20 dólares que é tão útil na edição de podcasts quanto o Logic Pro X, que custa 200 dólares.  

O Overcast, de Maro Arment, é o meu player favorito de podcasts, com o seu áudio de alta qualidade e recursos para remover silêncios. Mas sei que muitas pessoas escutam podcasts no Mac, e se você for um usuário do Overcast ficará limitado a uma interface web sem recursos de áudio no macOS. 

Então temos o peixe grande: a própria Apple. Não posso controlar nenhum dos meus dispositivos HomeKit a partir do Mac. Por isso, que tal uma versão do app Home para o Mac? O recurso Buscar Meus Amigos na Central de Notificações é bom, mas não é nem de perto tão útil quanto o app Buscar Meus Amigos no iOS – isso sem falar em todas as funcionalidades do aplicativo Buscar meu iPhone.

Se a Apple trouxesse a versão iOS do Messages para o Mac, talvez eu pudesse visualizar todos aqueles efeitos divertidos de mensagens que atualmente aparecem apenas como texto – isso porque a empresa falhou em manter a paridade de recursos entre as plataforma. E é claro que a companhia também poderia levar seu app Podcast...assim como os aplicativos TV e Music. 

E estou deixando de fora todos os games que rodam no iOS e não podem ser encontrados no Mac. Alto’s AdventureFlopflop Solitaire? Esqueça – eles não rodam no Mac. Mas por que não?

Será fácil a tarefa de adaptar os apps iOS para o Mac? Provavelmente não. Todos os desenvolvedores iOS vão entrar de cabeça nisso? Provavelmente não. Mas o suposto projeto Marzipan pelo menos possui a possibilidade de transformar o Mac em uma plataforma mais rica e vibrante? De onde estou sentado, a resposta é sim.