Novo tablet premium HP Chromebook x2 quer concorrer com o iPad Pro

PC World / EUA
09 de abril de 2018 - 12h04
Primeiro 2 em 1 com Chrome OS, dispositivo chega em junho com preço sugerido de US$600 e também busca competir com o Surface Pro, da Microsoft.

O novo HP Chromebook x2 é mais do que o primeiro “2 em 1” baseado no Chrome OS com um teclado destacável e uma caneta. Anunciado nesta segunda-feira, 9/4, esse tablet de 600 dólares quer competir com aparelhos como o iPad Pro, da Apple. Caso seja bem-sucedido, o Surface Pro, da Microsoft, também deverá se preocupar. 

Enquanto o Chromebook x2 parece acessível em comparação com o iPad Pro e o Surface Pro, ele parece caro para um Chromebook – a maioria dos seus “primos” nesta categoria saem por algo em torno de 300 dólares. Mas seus recursos são bastante interessantes e os mais veteranos na linha Chromebook podem gostar das diferenças.

Recursos e especificações

O Chromebook x2 chega ao mercado em junho. Veja abaixo os destaques das especificações que já conhecemos.

CPU: Intel Core m3-7Y30 de sétima geração

Memória: 4GB LPDDR3-1600

Tela: WLED IPS de 12,3 polegadas e resolução de 2400x1600 

Placa gráfica: Intel HD Graphics 615

Armazenamento: 32GB eMMC

Entradas: duas entradas USB 3.0 Gen 1 (5Gbps) Type C

Câmeras: frontal de 5MP e traseira de 13MP

Bateria:  48Whr (com duração prometida de até 10 horas) 

Dimensões: 28,9cm x 21,1cm x 0,8cm

hpchromebookx2_62502.jpg

Vale notar que o preço (600 dólares) também inclui uma caneta digital e uma capa com teclado – um conector magnético prende o case com teclado ao tablet.

Ainda não vimos o teclado pessoalmente, mas parece que o seu exterior é feito com um material sintético com um acabamento parecido com couro. Também não sabemos como é a digitação no acessório.

Por que isso importa

Tablets Chromebook finalmente são algo concreto. O HP Chromebook x2 chega pouco após o anúncio do Acer Chromebook Tab 10, no início de abril, o primeiro tablet Chrome do mercado. Agora que os Chromebooks rodam aplicativos Android, o suporte para caneta Stylus e a disponibilidade no formato de um tablet fazem muito sentido.

No entanto, o Chromebook x2 está com um preço e posicionamento em lugares difíceis. Claro, ele é acessível se comparado ao iPad Pro e ao Surface Pro, com os quais ele quer concorrer - mas é caro para um Chromebook.