Microsoft deverá nomear Windows 10 1803 como 'Spring Creators Update'

Computerworld / EUA
12/03/2018 - 11h04
Com lançamento previsto para abril, próximo grande upgrade do sistema teve seu nome revelado por perfil conhecido no Twitter.

A Microsoft deverá nomear a próxima grande atualização do Windows 10 como ‘Spring Creators Update’, segundo um perfil no Twitter que possui um histórico sólido quanto aos títulos do sistema. Esse upgrade de sistema, que a empresa de Redmond ainda continua refinando, deverá ser lançado no início de abril.  

"1803 = Spring Creators Update", escreveu no Twitter no final de semana o perfil Walking Cat (@h0x0d), que tornou-se conhecido ultimamente pelos informações relacionadas ao Windows 10. A revelação em questão foi publicada primeiramente pela jornalista especializada Mary Jo Foley, do site ZDNet, com base no post do perfil Walking Cat no Twitter. 

O outro nome oficial (e mais técnico) desse upgrade será Windows 10 1803, como escrito acima. A Microsoft usou os numerais no mesmo estilo (ano/mês) em todas as cinco versões do Windows 10 disponíveis até agora para fazer referência à época de lançamento de cada uma. 

A Microsoft começou os upgrades de recursos da plataforma com o Windows 10 1607, também conhecido como Anniversary Update, em referência ao lançamento do sistema um ano antes. Desde então, a empresa usou simplesmente Creators Update para a versão 1703, então adicionou a estação do ano (no hemisfério norte) para chegar a Fall Creators Update na versão 1709.

Vale destacar que a Microsoft lança dois updates anuais do Windows 10, um em março/abril e o outro em setembro/outubro.

Nome rende piadas

A possível escolha escolha da Microsoft pelo nome Spring Creators Update foi alvo de muitas críticas no Twitter. Robert Herman, por exemplo, afirmou: “Não confundir com o Creators Update da primavera passada”. Já o usuário Bryn Thomas brincou com a situação: “Alguém na Microsoft entendeu errado a abordagem WaaS (Windows as a Service/Windows como um Serviço) como se significasse (Windows as a Season/Windows Como uma Estação).”

Problemas?

Além dessas piadas e brincadeiras nas redes sociais, a ideia da Microsoft continua com a nomenclatura “Creators” pode trazer problemas para a empresa. Como irá chamar a segunda atualização deste ano? Já usou “Fall” como um adjetivo anteriormente. Vai mudar para Autumn (sinônimo para outono, em inglês)? E em março de 2019, simplesmente adicionará um Spring extra, algo como “Spring x 2 Creators Update?”.

Ou talvez os nomes não sejam tão importantes assim.

Para os verdadeiros clientes da Microsoft, as empresas, os nomes são superficiais porque os departamentos de TI irão se guiar pelos números – como 1607, 1709, 1803. 

Os usuários finais podem sofrer com essas confusão dos nomes, já que não apenas são os clientes quase acidentais da Microsoft, como aqueles que a companhia está perdendo em maior velocidade.