Intel libera patches estáveis contra Spectre para Kaby Lake e Coffee Lake

PC World / EUA
21 de fevereiro de 2018 - 09h52
Antes disso, patch problemático que causava bugs em PCs obrigou empresa a pedir para usuários interromperem atualizações.

A Intel anunciou nesta terça-feira, 20/2, que liberou os patches atualizados contra as vulnerabilidades Spectre e Meltdown para os processadores Lake e Coffee Lake, além de chips Skylake adicionais. Vale notar ainda que o roadmap da fabricante indica que já estão sendo desenvolvidas versões beta dos patches estáveis para PCs baseados nos chips Broadwell, Haswell e Ivy Bridge. 

As novas atualizações de microcódigo em questão foram enviadas para as fabricantes de hardware parceiras da Intel, sendo que algumas delas já começaram a liberar os updates estáveis para os consumidores. Como sempre, a melhor proteção contra a Spectre e a Meltdown é aplicar patches de segurança no computador, especialmente quando códigos novos e atualizados são disponibilizados.

Sai patch problemático, entra patch estável

Já faz quase um mês desde que a Intel retirou do ar alguns dos seus primeiros patches contra a Spectre porque eles causavam problemas como instabilidade de sistema e reinicializações inesperadas. Após trabalhar para corrigir esses bugs, a fabricante começou a liberar novos patches estáveis há quase duas semanas, quando novos códigos para chips Skylake foram liberados

Agora, a Intel está seguindo em frente no seu portfólio, publicando patches para as séries H, S, X, G, U e Y dos microprocessadores Kaby Lake, assim como para as séries R U dos chips Kaby Lake. Além disso, uma variedade de processadores Coffee Lake, incluindo as séries H e S, também receberam novos patches estáveis, de acordo com o documento de atualização da Intel.

“Agora publicamos os updates de microcódigos para as fabricantes de hardware clientes e parceiras para as plataformas baseadas nos chips Kaby Lake e Coffee Lake, além de plataformas adicionais baseadas no Skylake”, afirmou o VP executivo e gerente geral do Intel Data Center Group, Navin Shenoy, em um post no blog da empresa. “Isso representa as nossas gerações 6, 7 e 8 das linhas de produtos Intel Core, assim como a mais recente família de processadores Intel Core X.”

Próximos da fila

O mesmo documento revela o que a Intel vai liberar em seguida: updates para a família da segunda geração Sandy Bridge, para a família da terceira geração Ivy Bridge, para a família da quarta geração Haswell, e para as séries H, U e Y da quinta geração Broadwell. Todos esses updates ainda no estágio beta de desenvolvimento, de acordo com o roadmap, ainda sem uma data definida para finalização.

Os updates para os chips Core de primeira geração, também chamados de Arrandale e Clarkdale, estão no estágio “pré-beta”. Para quem não lembra, esses chips foram lançados originalmente em 2010.

O que eu devo fazer? 

Se você receber um aviso – seja por e-mail ou por um aplicativo da fabricante do seu PC – sobre uma atualização de firmware ou de BIOS, então aplique o update. Apesar de não terem sido registrados ataques amplos contra as vulnerabilidades, eles podem estar por aí – ou serem criados em breve. Melhor prevenir.