Saiba como reproduzir DVDs no Windows 10 de forma gratuita

PC World / EUA
20 de fevereiro de 2018 - 20h22
Apesar de a Microsoft fornecer um aplicativo, ele não funciona muito bem e não é gratuito para todo mundo. Por isso, a melhor alternativa é o VLC Media Player.

Imagem: Microsoft/divulgação

Você pode reproduzir um DVD de forma simples em uma máquina Windows 10 sem gastar nada, mas para isso precisará de um pouco de ajuda que provavelmente não virá da Microsoft. 

Primeiro vou falar sobre como a solução da própria Microsoft meio que funciona para algumas pessoas. Depois vou falar sobre uma alternativa muito melhor chamada VLC, que pode ser usada por qualquer um, e ainda é atualizada com frequência. E o melhor de tudo: é grátis.

RIP Windows Media Center

Quando o Windows 10 foi lançado, o sistema deixou para trás o Windows Media Center, um aplicativo para PCs que te permitia reproduzir DVDs no seu computador. O Windows 8 também não vinha com o software, mas os usuários rodando o Windows 8 Pro ainda podiam instalar o Windows Media Center. 

Essa solução alternativa deixou de existir com o Windows 10. Isso porque o Windows Media Center simplesmente não funciona no sistema. A Microsoft oferece uma solução oficial para reprodução de DVDs, mas ela é ruim.

A solução em questão fornecida pela Microsoft é um app chamado Windows DVD Player, que custa 15 dólares na Windows Store – e que você pode encontrar de forma gratuita no seu PC caso tenha feito o upgrade a partir de uma máquina com o Windows 7 ou 8 que tivesse o Media Center.

O aplicativo é simples e deveria apenas funcionar, mas quando o testei há um bom tempo ele fez tudo menos isso. Por exemplo, testei cinco discos diferentes com o software, que os detectou e não apresentou problemas para passar pelos alertas do FBI, trailers e menus. No entanto, o aplicativo não conseguiu reproduzir alguns dos filmes. Outro bug apareceu na hora de trocar os discos – entre tirar um DVD e colocar o outro, era preciso reiniciar o aplicativo para que ele reconhecesse o novo disco.

Ao verificar os reviews mais recentes, parece que ainda há usuários sofrendo com problemas parecidos de reprodução com o Windows DVD Player. Na verdade, não parece que a Microsoft fez muita coisa para atualizar a interface do software desde o lançamento em 2015. 

VideoLAN VLC

Se você está usando um PC de uma grande fabricante, como Dell ou PC, é provável que a máquina já tenha uma solução instalada para reprodução de DVDs.

Se este não for o caso, uma solução ainda melhor do que o Windows DVD Player é o gratuito e sempre confiável VLC. Importante: certifique-se de baixar o app desktop do media player e não a versão da Windows Store, que não oferece suporte para DVDs ou Blu-Rays. 

Uma vez que finalizar a instalação, abra o programa, insira o DVD, e clique em Media > Open Disc para assistir ao seu DVD. É simples assim.

Mas vale destacar que o VLC possui muitos poderes escondidos para quem estiver disposto a explorar o app um pouco mais. O mais recente VLC 3.0, por exemplo, ganhou a habilidade de transmitir vídeos e músicas para aparelhos Google Chromecast e suporte para vídeos 360 graus e HDR, entre outras coisas.