Saiba como transferir os contatos do seu iPhone para o computador

TechAdvisor / Reino Unido
08 de fevereiro de 2018 - 16h54
Dica simples envolve a plataforma iCloud, da Apple, e permite copiar os arquivos para o HD ou para serviços como Outlook.

Imagem: Jason Snell / Macworld

Nos dias atuais, os iPhones e os iPads funcionam quase de forma independente e não precisam mais de um computador ou do iTunes. Eles podem fazer backups automaticamente para o iCloud e você comprar/baixar apps, games, músicas, filmes, livros e mais diretamente pelos aparelhos iOS.

No entanto, se você precisa copiar todos os seus contatos do seu iPhone para o seu computador, existem várias opções para fazer isso. No texto abaixo vamos explicar o modo mais simples, que não envolve a instalação de nenhum software e não custa nada: o iCloud. Na verdade, o processo é parecido com a transferência de fotos do seu iPhone para um PC. 

Como habilitar o iCloud?

Antes de qualquer coisa, você precisará habilitar o iCloud no iPhone ou apenas confirmar que os contatos já estão sendo sincronizados com a plataforma na nuvem da Apple.

Para isso, abra o app Ajustes no smartphone e toque no seu nome no topo da tela. Se estiver rodando uma versão mais antiga do iOS, terá de descer a barra de scroll ou buscar por iCloud nas configurações. 

Presumindo que você tenha uma versão mais recente do iOS: após tocar no seu nome, você verá o iCloud na parte de baixo da tela. Toque nele, depois na seção “Apps usando o iCloud” e mude a chave próxima de Contatos para habilitá-la. 

Vale notar que você não precisa que o backup do iCloud esteja habilitado para os contatos serem sincronizados.

Como colocar os contatos do iPhone no PC?

Em seguida, abra um navegador no seu PC. Vá até o site do iCloud (icloud.com) e faça login com a sua Apple ID. Poderá ser solicitada a digitação de um código de verificação (que você receberá no seu iPhone) caso a opção de autenticação em dois fatores esteja habilitada na sua conta. 

Feito isso, você verá todos os apps disponíveis no iCloud, com o Contatos aparecendo no lado esquerdo da tela. Clique nele e você deverá visualizar todos os contatos armazenados no seu iPhone. 

Isso pode ser tudo que você precisa, mas se quiser copiar esses contatos para outro aplicativo ou serviço, então precisará exportá-los. Para fazer isso, primeiro clique em um contato na lista e depois aperte as teclas Ctrl+A para selecionar todos os contatos.  Agora clique no ícone de configurações, no canto inferior esquerdo da tela, e escolha a opção Exportar vCard. 

Após isso, será aberta uma janela onde você pode escolher um aplicativo para abrir o arquivo (como o Outlook) ou escolher salvar o arquivo diretamente no seu HD.

Se você quiser importar os arquivos para o Outlook, por exemplo, escolha essa primeira opção. Caso queira usar outro app ou serviço que não esteja listado, então escolha salvar o arquivo. 

Como importar os contatos do iPhone para o Gmail

Vá até o app ou webmail (como o Gmail) para onde você quer copiar os contatos e busque pela opção “importar”. 

Caso esteja no Gmail, os contatos podem não ser tão fáceis de serem encontrados na versão web. Clique na seta próxima à palavra Gmail, no canto superior esquerdo da tela, e verá a opção Contatos. Cloque nela e será aberta uma nova aba, em que será preciso expandir a seção ‘Mais’ para visualizar a opção ‘Importar’. 

Agora escolha a opção Arquivo CSV ou Vcard, no fim da lista, navegue até o arquivo que você acabou de baixar do iCloud e todos os seus contatos serão adicionados ao Gmail.

  • # Tópicos
  • # iOS