O Windows 10 S poderá ser o modo padrão para PCs Windows 10 no futuro

PC World / EUA
06/02/2018 - 09h08
Documento vazado por site sugere que sistema "fechado" da empresa de Redmond poderá virar um modo nas próximas versões do Windows 10.

Para muitas pessoas, o futuro do Windows 10 poderá começar com o Windows 10 S.

Isso porque um documento vazado pelo site Thurrott.com sugere que a Microsoft quer que o Windows 10 S seja a primeira versão do Windows 10 vista pelos compradores de novos PCs Windows 10 Pro e Windows 10 Home. O Windows 10 S e o Windows 10 seriam fundidos, para que o Windows 10 S se transforme em um “modo” do Windows 10.

Vale notar que o Windows 10 S só permite que apps UWP (Plataforma Universal do Windows) sejam carregados a partir da Windows Store, deixando assim de fora os arquivos Win32 .EXE. (No entanto, o Thurrott.com aponta que essas versões do Windows 10 aparentemente oferecerão suporte para softwares de antivírus de terceiros, que tradicionalmente rodam como versões legado .EXE.)

Isso não significa que o Windows 10 Home e o Windows 10 Pro vão sumir, ou que as fabricantes de PCs não poderão trocar o modo do sistema por conta própria. A maioria dos usuários poderá mudar para o Windows 10 sem pagar nada. Os consumidores que quiserem fazer o upgrade do Windows 10 S para o Windows 10 Pro terão de desembolsar 49 dólares, de acordo com o site.  

No entanto, o documento vazado sugere que a maioria dos usuários não irá se incomodar em fazer essa mudança, criando assim uma base enorme para os apps UWP na loja Microsoft Store. 

A Microsoft se recusou a comentar diretamente o documento vazado. “O Windows 10 S oferece uma experiência simples, segura e com uso eficiente de bateria que acreditamos ser uma ótima escolha para muitos usuários”, afirmou a companhia em um comunicado. “Vamos compartilhar mais sobre o que há de novo para o Windows 10 S quando estivermos prontos.”

O que isso significa para você

O documento vazado traz um pouco de intriga para as versões futuras do Windows. Uma é comprar um produto como o Surface Laptop com o Windows 10 S como parte do pacote. Mas se o Windows 10 S for o que você vai receber a não ser que tenha de fazer a mudança, isso poderá irritar ou confundir usuários que estão acostumados com a maior liberdade da versão completa do Windows 10. Por outro lado, parece uma ótima ideia para levar mais gente para a Microsoft Store.