Microsoft lança versão mais barata do Surface Laptop por US$800

PC World / EUA
02 de fevereiro de 2018 - 19h52
Nova versão do notebook voltado para estudantes traz 4GB de RAM, chip Core m3 e 128GB de SSD. Surface Book também ganhou modelo mais barato.

A Microsoft anuncia o seu Surface Laptop como o companheiro ideal para estudantes, mas quando o rival estiloso do MacBook Air foi lançado em junho de 2017 trazia um preço nada amigável para estudantes: 1 mil dólares pelo modelo de entrada com chip Core 5. Mas isso finalmente mudou. Isso porque a Microsoft Store passou a vender nesta sexta-feira, 2/2, uma nova versão mais barata do Surface Laptop, que custa 800 dólares, como revelado pelo site especializado Windows Central. 

O novo Surface Laptop inclui um processador Intel Core m3 com placa gráfica integrada Intel HD 615. Tirando isso, a sua configuração é bem parecida com a do seu “irmão” com chip Core i5, incluindo 4GB de RAM e 128GB de armazenamento em SSD. No entanto, ao contrário de outros modelos da linha, não é possível pagar a mais para expandir a memória e o armazenamento dessa versão mais barata do Surface. 

Um aparelho desse vai realizar com facilidade tarefas básicas de produtividade, como trabalhos no Microsoft Office, mas talvez seja interessante ter um HD externo para reforçar o armazenamento minúsculo do SSD. 

A PC World dos EUA gostou bastante do Surface Laptop (modelo com Core i5), destacando sua tela incrível, portabilidade e bateria duradoura em um review do produto. O maior problema? O sistema operacional. 

Upgrade gratuito

O Surface Laptop traz pré-instalado o Windows 10 S, uma versão do Windows 10 focada em educação que restringe o usuário a aplicativos e softwares disponíveis na loja Microsoft Store. A plataforma funciona bem se tudo que você precisa é o navegador Edge e os apps do pacote Office, mas se você quer usar o Chrome, o Steam e outros programas tradicionais, então terá de fazer o upgrade para o Windows 10 Pro, que custa 49 dólares – quem comprar o Surface Laptop até o final de março, ganha o upgrade da Microsoft sem precisar pagar nada a mais.

Surface Book mais barato

Além do Laptop, a Microsoft também lançou nesta sexta-feira, 2/2, uma versão mais barata do Surface Book 2, que custa 1.200 dólares, uma redução de 300 dólares em relação ao preço de entrada disponível até então.

Esse corte de preço corresponde a uma redução no espaço de armazenamento: a nova versão começa com um processador Core i5, 8GB de RAM e 128GB de SSD – em vez dos 256GB dos outros modelos do PC.