Última chance de upgrade gratuito para Windows 10 acaba na terça, 16/1

PC World / EUA
15/01/2018 - 13h47
Usuários de tecnologias assistivas da Microsoft ainda possuem uma última chance de fazer a atualização do Windows 8.1 para o Windows 10 sem pagar nada.

Se você ainda está rodando o Windows 8.1, saiba que a Microsoft encerrou o chamado suporte mainstream há uma semana. Mas ainda há um último caminho para fazer o upgrade: o buraco da tecnologia assistiva da Microsoft, que será fechado em 24 horas.

A Microsoft encerrou o suporte principal do Windows 8.1 em 9 de janeiro de 2017, cinco anos após o lançamento do sistema operacional. Essencialmente, o software está morto, e para o usuário comum, o Windows 8.1 permanecerá sem mudanças para sempre, sem nenhum novo recurso ou soluções de bugs. Em vez disso, a Microsoft migrou o sistema para o chamado “suporte estendido”, que fornecerá apenas updates de segurança por mais cinco anos, até 2023.

Na visão da Microsoft, os usuários já deveriam ter migrado para o Windows 10, um sistema moderno com soluções de bugs, patches e atualizações periódicas. 

E, apesar de a empresa de Redmond ter dado uma janela de um ano para os usuários fazerem o upgrade de graça para o Windows 10, o NetMarketShare mostra que cerca de 7% dos usuários se recusaram a atualizar, ou simplesmente se esqueceram ao final do prazo, em julho de 2016 – o sistema foi lançado originalmente em julho de 2015. 

Bom, saiba disso: você tem uma última oportunidade para fazer o upgrade – a não ser que a Microsoft amplie mais uma vez o prazo. 

Quando implementou o deadline de um ano para o upgrade gratuito para o Windows 10, a Microsoft deixou aberto o que alguns chamam da ‘fenda’ da tecnologia assistiva: pessoas que usam tecnologias assistivas, leitores de tela ou um teclado Braile, teriam mais tempo para fazer a atualização. 

O que tornou essa opção tão popular entre os usuários da plataforma é que basicamente qualquer pessoa podia utilizá-la. Se você já tivesse usado a função de narração ou ditado do Windows, por exemplo, teoricamente poderia argumentar que usou a tecnologia assistiva da Microsoft – a empresa simplesmente não verificava. 

A Microsoft alertou, no entanto, que essa opção só ficaria aberta até o último dia 31 de dezembro, para então ser fechada para sempre. Mas a empresa acabou estendendo a janela até amanhã, 16 de janeiro. É possível que a Microsoft encerre mesmo essa opção amanhã ou a deixe disponível por mais algumas semanas. 

O que isso significa para você

Apesar de ser verdade que o Windows 8.1 continuará a receber soluções de segurança por mais cinco anos, é difícil argumentar sobre uma razão para continuar com o sistema, que não possui a robustez ou a segurança do Windows 10. Além disso, vale lembrar que, segundo a própria Microsoft, as máquinas com Windows 8 verão uma perda maior de desempenho com os patches contra as falhas de CPU Spectre e Meltdown.