Laptop 2 em 1 da Lenovo com Snapdragon 835 promete 20 horas de bateria

PC World / EUA
09 de janeiro de 2018 - 10h56
Apresentado durante a CES 2018, em Las Vegas, dispositivo é o primeiro da fabricante a usar chipset da Qualcomm.

O novo Lenovo Miix 630 se parece muito com o Surface Pro, da Microsoft, um tablet Windows com teclado destacável, mas há uma diferença essencial. Anunciado nesta segunda, 8/1, durante a CES 2018, em Las Vegas, o Miix 630 faz parte de um grupo pequeno, mas crescente de sistemas que rodam a plataforma Snapdragon 835 Mobile PC, da Qualcomm, apresentada originalmente em dezembro de 2017.

A adição desse chip de smartphones top de linha em um PC Windows traz a promessa de um sistema mais leve que rodam por muito mais horas do que um sistema similar conseguiria com uma CPU da Intel ou AMD. A compensação é o desempenho: a Qualcomm já reconheceu que os seus laptops provavelmente não serão tão rápidos quanto outros dispositivos baseados em chips da Intel ou AMD. 

Como é possível ver na foto acima, o Miix 630 se parece com qualquer clone do Surface 2 em 1. Em nosso breve tempo com ele em mãos durante a CES, pareceu uma máquina esbelta e leve, com poucas entradas em seu chassi fino. O teclado se conecta ao longo de uma das bordas do tablet por meio de conectores pogo pin. Uma superfície anexada e dobradiça também funciona como um suporte que pode assumir uma variedade de ângulos.

A fabricante aposta que uma parte dos usuários vai se importar mais com a conveniência de uma bateria com longa duração do que com eventuais perdas de desempenho. Quando tivermos o aparelho em mãos, poderemos fazer uma análise mais profunda para saber se essa troca realmente compensa. 

Com preço sugerido inicial de 800 dólares, o Lenovo Miix 630 possui tela de 12,3 polegadas e deve chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano (verão no hemisfério norte).

Confira abaixo as especificações do tablet 2 em 1 com chip da Qualcomm

CPU: Qualcomm Snapdragon 835

RAM: 4GB ou 8GB

Armazenamento: 64GB, 128GB ou 256GB

Placa gráfica: Qualcomm Adreno 540 (integrada)

Tela: WUXGA+ (1920x1280) 12,3 polegadas com Corning Glass 

Entradas: Uma USB-C (geração não especificada), uma entrada de cartão SD, uma entrada para chip nano SIM

Caneta: Incluída, com 1.024 níveis de sensibilidade de prissão e um espaço para guardá-la na lateral do teclado

Câmeras: frontal de 5MP, traseira de 13MP

Bateria: Até 20 horas em uma bateria de 48Wh

Peso: 1,23 kg

Medidas: 29cm x 20,8cm x 1,5cm

PCs Sempre Conectados

Com o Miix 630 e outros sistemas parceiros, a Qualcomm está impulsionando a ideia dos chamados PCs Sempre Conectados (“Always Connected PCs”) que podem ficar on-line em qualquer lugar. O Miix 630, por exemplo, possui conectividade 4G LTE integrada, com entrada para chips nano SIM. 

No entanto, os detalhes sobre como os custos de planos de dados entrarão no valor da compra continuam obscuros. Algumas empresas disseram que incluirão planos de testes com a compra do produto, eventualmente empurrando o usuário para pagar o seu próprio plano. A Lenovo não tinha nenhuma informação sobre o que oferecerá no lançamento do produto.

Outra diferença que vale notar: o Miix 630, assim como os outros PCs baseados nos chips da Qualcomm que vimos até agora, roda o Windows 10 S. Essa versão mais simples do sistema da Microsoft que só roda aplicativos da Windows Store pode ajuda os PCs da Qualcomm a rodarem mais suavemente. Mas, como acontece com todas as máquinas Windows 10 S, você pode mudar para o Windows 10 Pro. Informações da Lenovo indicam que você tem 180 dias a partir do dia da ativação para fazer a mudança para o sistema mais completo da Microsoft.

Bateria de longa duração é algo incrível, mas misturar isso com o Windows 10 claramente continua sendo um desafio – ou a Microsoft não estaria tão entusiasmada com a entrada da Qualcomm no mercado de PCs.