HP anuncia recall de 50 mil baterias para notebooks

PC World / EUA
05 de janeiro de 2018 - 18h55
Empresa tomou decisão após relatos de superaquecimento e derretimento, incluindo danos à propriedade e queimadura de um usuário.

A HP anunciou nesta semana o recall gratuito de cerca de 50 mil baterias de notebooks de consumidores finais, que foram vendidas originalmente como parte de um laptop da empresa ou como um acessório separado. 

A fabricante disse ter recebido oito relatos dessas baterias “superaquecendo, derretendo ou carbonizando” – esses relatos incluem danos à propriedade e queimaduras.

Mais especificamente, os modelos de notebooks afetados incluem os HP ProBooks (séries G2 e G3 64x e séries G2 e G3 65x), o HP x360 310 G2, assim como o HP Envy m6, o HP Pavilion x360, o HP 11 e as HP ZBook (17 G3, 17 G4 e Studio G3) Mobile Workstations. As baterias também foram vendidas como acessórios ou substitutas para a workstation móvel HP Zbook Studio G4. Nesses casos, as baterias podem ter sido vendidas como parte dos notebooks ou como reposições.

A fabricante afirma que os laptops e as baterias foram vendidos em grandes redes varejistas como Amazon, Best Buy e sua própria loja on-line, entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017.  Apesar de 50 mil das baterias afetadas terem sido vendidas nos EUA, outras 2.600 delas foram comercializadas no Canadá, de acordo com a companhia.

Entre os relatos recebidos pela empresa estão três incidentes com danos à propriedade, totalizando 4.500 dólares em custos, assim como um caso em que um usuário sofreu uma queimadura de primeiro grau na mão.

Felizmente, há uma maneira fácil para saber se você será afetado pelo recall. A HP montou uma página em que os consumidores podem verificar se as suas baterias estão inclusas no recall – veja mais neste link.

Vale destacar que, caso você possua uma bateria afetada pelo problema, a HP recomenda que você não tente removê-la por conta própria. A empresa desenvolveu um update de BIOS que colocará a bateria em um “modo de segurança”, que irá descarregar a bateria e evitar que ela seja recarregada até a troca ser feita.