Último caminho para upgrade gratuito do Windows 10 será fechado em breve

PC World / EUA
01/11/2017 - 12h36
Microsoft oferece até o final de 2017 a possibilidade de usuários que utilizam tecnologias assistivas realizarem a atualização para o sistema de graça.

Ainda há uma maneira para os usuários fazerem o upgrade gratuito para o Windows 10 – e a Microsoft irá encerrá-la depois de 31 de dezembro, mesmo com a maior parte dos usuários de PCs do mundo ainda usando versões antigas do Windows.

A Microsoft deu um ano para os usuários do Windows 7 e 8.1 após o lançamento do Windows 10 (entre julho de 2015 e julho de 2016) para realizarem o upgrade sem pagar nada. Mas havia uma exceção: aqueles que usam tecnologia assistiva, como leitores de tela, receberam uma extensão indefinida.

De acordo com a página de suporte da Microsoft, o prazo esses usuários atualizarem seus PCs para o Windows 10 de graça acaba no final do ano, como publicado pelo Slashgear. Depois disso, será preciso pagar o preço cheio por uma licença do Windows 10. 

Você deve pensar que os usuários que não utilizam tecnologias assistivas seriam excluídos desse caminho. Mas a Microsoft está sendo extremamente generosa com essa possibilidade de upgrade gratuito. “Não estamos restringindo a oferta do upgrade para tecnologias assistivas específicas. Se você usa tecnologia assistiva no Windows, então é elegível para a oferta de upgrade.” Tudo que você precisa fazer é visitar a página de suporte assistivo em questão, informar que realmente utiliza tecnologias assistivas, e então baixar a ferramenta de upgrade para o Windows 10.

Sim, essa “abertura” quanto ao upgrade via tecnologia assistiva representa uma área moral cinza, especialmente para quem não utiliza tecnologias assistivas no sistema. De qualquer forma, quem realmente necessita de assistência irá se beneficiaar bastante do upgrade gratuito para o Windows 10, que traz muitas tecnologias assistivas melhoradas embutidas.