AMD apresenta os primeiros processadores Ryzen para notebooks

Da Redação
26 de outubro de 2017 - 13h00
Inicialmente, a fabricante terá dois processadores Ryzen voltados para laptops: o Ryzen 5 2500U (com clock de 2.0GHz) e o Ryzen 7 2700U (com clock de 2.2GHz)

Sede da AMD em Austin, no Texas (foto por Luiz Mazetto)

A AMD anunciou nesta semana a aguardada chegada da sua linha de processadores Ryzen aos notebooks em um movimento que consolida essa verdadeira cruzada da fabricante para voltar a fazer frente contra a rival e líder Intel.

Antes disso, a empresa americana já tinha levado a sua arquitetura Zen para PCs desktops de usuários finais e corporativos, com o Ryzen, e também para servidores e data centers, com o Epyc.

Inicialmente, a fabricante terá dois processadores Ryzen voltados para laptops: o Ryzen 5 2500U (com clock de 2.0GHz) e o Ryzen 7 2700U (com clock de 2.2GHz), ambos de 15W e com quatro núcleos e oito threads.

Focados em laptops ultrafinos, os novos Ryzen são tecnicamente APUs (accelerated processing units), combinando uma CPU e uma GPU integrada (Radeon Vega, no caso) em um único processador.

A AMD afirma que os chips chegarão ao mercado a tempo das festas de final em novas versões de laptops existentes de fabricantes como Acer, HP e Lenovo, entre outras. Mais novidades e modelos devem ser apresentados em janeiro durante a CES 2018.