Sem alarde, Windows 10 adiciona recurso contra cheats em games

Da Redação
20 de outubro de 2017 - 15h58
Chamada de TruePlay, ferramenta é parecida com funcionalidade presente na plataforma Valve. No entanto, novidade é limitada aos títulos da Microsoft Store.

Liberado nesta semana pela Microsoft, o Windows 10 Fall Creators Update traz muitos novos recursos sobre os quais falamos, mas um deles não teve muito destaque por parte da fabricante: uma ferramenta contra cheats para games.

Revelado inicialmente em uma versão preview da atualização liberada em julho, o recurso em questão foi documentado pela Microsoft agora com o nome de TruePlay, de acordo com o site VG247.

Parecido com um recurso da plataforma de games Valve, a nova funcionalidade do Windows 10 é voltada para desenvolvedores de títulos que querem combater trapaças, como wallhacks, entre seus jogadores. O TruePlay coleta dados dos games e envia alertas aos desenvolvedores informando quando há algo fora do comum acontecendo. 

O recurso virá desabilitado por padrão, precisando ser acionado nas configurações de games do Windows 10. Segundo o The Verge, a Microsoft já começou a liberar a API da novidade para os desenvolvedores.

No entanto, vale destacar que a ferramenta atualmente é limitada para os jogos disponíveis na Microsoft Store, o que deve tornar o seu uso um tanto baixo, pelo menos por enquanto.