Elon Musk está construindo o seu próprio trem de alta velocidade Hyperloop

Da Redação
04/08/2017 - 15h35
Nova companhia do empresário, Boring Company informou à Bloomberg que espera acelerar o desenvolvimento da tecnologia o mais rápido possível

Era 2013 quando Elon Musk, por meio de uma pesquisa pública, apresentou o conceito para o Hyperloop, transporte de alta velocidade que muitos desacreditaram na época, dizendo estar mais próximo de uma obra de ficção científica do que da realidade. 

"O Hyperloop é um novo tipo de transporte... tanto rápido e barato para pessoas e coisas. É também um conceito de design aberto e único, similar ao Linux. Desejamos ter retorno da comunidade que possa ajudar a avançar seu design e trazer o conceito para a realidade”, escreveu ele em 2013.

Quatro anos depois, algumas startups já começam a provar que conceito do transporte futurista - que, eventualmente, espera superar a velocidade de 1.200 km/h - pode ser concretizado. Nesta semana, a Hyperloop One anunciou que o último teste do veículo em escala real foi bem sucedido e que o trem conseguiu atingir a velocidade de 300 km/h ao passar por um tubo de 500 metros no deserto de Nevada, Estados Unidos. Foi um recorde para a própria companhia.

Agora, a última grande novidade é que Musk, que também atende como CEO da Tesla, SpaceX e da nova Boring Company - cuja uma das propostas é cavar túneis para hyperloops - estaria planejando, ele próprio, construir um Hyperloop para "chamar de seu". 

Fontes próximas ao bilionário sul-africano falaram sobre seus planos, que começariam com a rota de Nova York para a capital Washington. A notícia foi confirmada pela Boring Company em comunicado enviado à Bloomberg. O texto diz que a companhia espera "acelerar o desenvolvimento desta tecnologia o mais rápido possível". 

A declaração acrescenta que Musk continuará a "encorajar e apoiar" todos os que desejam criar um Hyperloop. No entanto, caso os planos de Musk se concretizem, as startups Hyperloop One, Hyperloop Transportation Technologies, Arrivo e TransPod , ganharão um competidor de peso. Mesmo que as concorrentes já se encontrem em estágio relativamente avançado ao "novo" projeto de Musk.

Ainda não está claro porque Musk decidiu começar a trabalhar em sua própria plataforma Hyperloop, quando inicialmente abriu a pesquisa para outras empresas a concretizarem.

No comunicado, a Boring Company ainda indica que as empresas que desenvolvem a tecnologia precisam ser "verdadeiras" ao projeto, caso contrário podem perder o direito de usar o nome hyperloop, uma marca registrada da SpaceX.  

Recentemente, Musk disse que recebeu aprovação informal para construir um túnel que ligasse Nova York, Filadélfia, Baltimore e a capital Washington. Uma vez concretizado, espera-se que o sistema de transporte subterrâneo permita ir de Nova York a Washington em 29 minutos.