OMS deve incluir vício em games na lista de doenças psiquiátricas

Da Redação
10 de julho de 2017 - 10h44
Possibilidade de adicionar o chamado "gaming disorder" à lista de distúrbios foi discutida em evento recente realizado em Porto Alegre.

A Organização Mundial de Saúde, a OMS, deverá incluir em breve o vício em games como um transtorno psiquiátrico. As informações são do Estadão.

De acordo com reportagem do jornal, a proposta atualmente é discutida por comitês que revisam o manual Classificação Internacional de Doenças (CID).

Uma versão preliminar da 11ª edição do documento, com lançamento previsto para 2018, já traz o chamado “gaming disorder” como um transtorno psiquiátrico.

Vale notar que o distúrbio referente a jogos eletrônicos é diferente do distúrbio ligado apenas a jogos de azar, chamado de “gambling disorder” em inglês. Um dos principais pontos de especialistas sobre a doença é quando o vício em games começa a afetar a vida cotidiana do jogador.

Em nota ao Estadão, a OMS confirmou que a possível adição do vício em games na lista de transtorno psiquiátricos foi discutida durante o recente congresso CID-11, realizado entre 14 e 17 de junho em Porto Alegre.