Usuários querem mais inovação e segurança nos caixas eletrônicos

Da Redação
05 de julho de 2017 - 13h41
Dentre os problemas dos caixas eletrônicos, porém, o mais citado por consumidores foram as taxas cobradas para utilização, indica pesquisa global da ACI Worldwide

A ACI Worldwide, fabricante de sistemas de pagamentos eletrônicos, em parceria com a YouGo, realizou uma pesquisa com mais de 8 mil consumidores pelo mundo e descobriu que as pessoas estão em busca de formas mais fáceis, intuitivas e seguras de acessar suas contas. Quarenta e três por cento dos consumidores na Itália, 38% na Espanha e 28% nos EUA querem que os caixas eletrônicos ofereçam formas de autenticação melhores e mais seguras. Eles também destacaram que gostariam de ver informações mais detalhadas sobre suas contas, como alertas para pagamentos futuros ou taxas de saque.

Outra inovação mencionada foi a possibilidade de emitir um novo cartão de crédito ou débito a partir do equipamento. Dentre os problemas dos caixas eletrônicos, porém, o mais citado por consumidores foram as taxas cobradas para utilização.

 A capacidade de emitir novos cartões de crédito ou débito por meio dos caixas eletrônicos chamou a atenção de 35% dos consumidores na Espanha, seguido por 31% na França, 26% no Reino Unido e 25% nos EUA.

Globalmente, os consumidores estavam menos interessados ​​em adquirir outros produtos bancários (como novas contas ou financiamentos) por meio do equipamento: apenas 5% dos consumidores do Reino Unido e 9% dos consumidores dos EUA aproveitariam essa característica.

"Os consumidores hoje possuem a conveniência de acessar suas contas bancárias através dos telefones, ou simplesmente aproximarem o cartão de um leitor para fazer um pagamento – e muitos deles querem usar caixas eletrônicos de forma semelhante", destaca Mandy Killam, vice-presidente executiva da ACI Worldwide. "O caixa eletrônico é um excelente exemplo de um comportamento persistente do cliente e, no futuro, os consumidores esperam que esse equipamento continue evoluindo, assim como acontece com os aplicativos e recursos nos dispositivos móveis e com as alternativas de pagamento sem contato."

O caixa eletrônico continua relevante, mas o uso varia de acordo com o país. A Alemanha lidera o uso dos caixas eletrônicos — 48% dos entrevistados afirmaram utilizar o equipamento, mesmo com a disponibilidade de novas formas digitais de pagamento. Na sequência estão Espanha com 47%, Reino Unido com 42%, França e Itália com 40%, EUA com 34% e Hungria com 29%.