Dell anuncia novo PC da Alienware com AMD Threadripper

PC World / EUA
13/06/2017 - 11h36
CPU gigante de 16 núcleos também estará disponível para fabricantes menores e desenvolvedores "faça você mesmo" em 2017.

Se você mal pode esperar para comprar um novo PC com a insana CPU Threadripper de 16 núcleos da AMD, temos boas e más notícias. A má é que a Alienware, subsidiária da Dell, anunciou nesta segunda-feira, 12/6, que fechou um acordo de exclusividade pelo chip top de linha da AMD até o final deste ano.

Mas antes de você se irritar com isso, vamos às boas notícias. Essa exclusividade se aplica apenas para rivais gigantes do mercado de PCs como HP e Lenovo. Fabricantes boutique menores de PCs para games poderão construir sistemas com a Threadripper, e criadores do tipo “faça você mesmo” também terão acesso à CPU.

Por que isso importa

A muito falada Threadripper, da AMD, promete trazer o mesmo tipo de concorrência dura para as CPUs top de linha da Intel, como o Core i9, que os seus chips Ryzen 7 e Ryzen 5 fizeram com os processadores Core i5 e i7, da rival. 

Esse acordo de exclusividade com a Alienware é certamente uma bola muito dentro da fabricantes de PCs para games, mas também irá causar a irá de empresas rivais e seus fãs.

Além da versão exclusiva do seu PC Area-51 com a Threadripper, a Alienware também terá modelos do computador com os novos Intel Skylake-X, de 12 núcleos.

“O interesse de todas as nossas fabricantes parceiras em oportunidades com o Ryzen tem sido forte, como foi mostrado durante a Computex deste ano. Seguindo esse momentum, estamos incrivelmente felizes que a Alienware é a nossa parceira inicial com a Ryzen Threadripper”, afirmaram porta-vozes da AMD nesta semana sobre o acordo.