IBM anuncia desenvolvimento de chip de 5 nanômetros

Da Redação
09 de junho de 2017 - 11h07
Desenvolvido em parceria com a Samsung e a GlobalFoundries, novo processo poderia permitir ganhos de até 75% no uso de energia em aparelhos.

A IBM apresentou nesta semana um novo processo para fabricação de chips de 5 nanômetros que promete melhorar bastante a duração de bateria dos gadgets.

Desenvolvido em parceria com a Samsung e a GlobalFoundries, o novo processo chega cerca de dois anos após a gigante revelar um processo para chips de 7 nanômetros, que devem chegar ao mercado no próximo ano.

O novo chip de 5 nanômetros anunciado pela IBM utiliza o processo GAAFET (“gate all around transistor”), enquanto que os processadores atuais usam o design vertical FinFET, que basicamente “empilha” os transistores. 

Conforme apontado pelo site especializado Ars Technica, o GAAFET é uma arquitetura mais simples do que o atual FinFET e poderia permitir o processo de fabricação de chips de até 3 nanômetros.

Segundo a IBM, esses novos chips de 5 nanômetros possuem vantagens significativas em relação aos modelos atuais de 10 nanômetros, incluindo uma economia de até 75% em uso de energia com o mesmo nível de desempenho da geração atual.

  • # Tópicos
  • # IBM