IA do Google se aposenta após vencer melhor do mundo no jogo Go

Da Redação
29 de maio de 2017 - 16h53
Equipe responsável pelo AlphaGo, da Deep Mind, irá focar seus esforços em "desafios importantes", segundo a gigante.

O Google anunciou nesta semana que irá aposentar o seu sistema de Inteligência Artificial (IA) AlphaGo, da DeepMind, de competições do jogo de tabuleiro Go após vencer o melhor jogador do mundo, o chinês Ke Jie, por três vezes seguidas na última semana, em uma vitória por 3 a 0.

A aposentadoria precoce da plataforma acontece porque os resultados da última semana durante o Future of Go Summit, realizado na China, representaram “o ponto mais alto para o AlphaGo em um programa competitivo”, como afirmou o CEO e cofundador da DeepMind, Demis Hassabis.

“A equipe de pesquisas por trás do AlphaGo agora irá focar sua considerável energia para o próximo grande conjunto de desafios importantes, desenvolvendo algoritmos gerais avançados que um dia poderiam vir a ajudar cientistas à medida que eles resolvem alguns dos nossos problemas mais complexos, como encontrar novas curas para doenças, reduzir dramaticamente o consumo de energia, ou inventar novos materiais revolucionários”, destaca Hassabis.

Essa não é a primeira vitória marcante do AlphaGo contra jogadores humanos importantes no jogo de tabuleiro. Há pouco mais de um ano, o sistema do Google venceu o lendário jogador coreano Lee Se-dol em cinco rodadas por um placar de 4 x 1.