App da Microsoft transforma PC Windows em tela de realidade aumentada

PC World / EUA
02/05/2017 - 18h16
Chamado simplesmente de View Mixed Reality, aplicativo será lançado até o final do ano, juntamente com o próximo grande update do sistema.

Os esforços em realidade virtual (VR) do Windows 10 ganharão o apoio de um novo aplicativo lindo da Microsoft, que chegará no último trimestre, presumivelmente junto com o próximo grande update do sistema.

Chamado simplesmente de View Mixed Reality, o app permitirá que os usuários visualizem imagens em realidade aumentada e objetos digitais renderizados em 3D por meio da tela dos seus aparelhos, colocando-os ao lado de objetos do mundo real. 

Durante uma demonstração realizada no evento educacional da Microsoft, nesta terça-feira, 2/5, o aplicativo foi usado para colocar a Mars Curiosity Rover próxima de um alto-falante, para mostrar como ela é enorme na vida real. Pareado com o Paint 3D, recentemente lançado com o Creators Update, ou ferramentas educacionais 3D que começam a chegar ao mercado, esse poderia ser um recurso útil para a sala de aula. 

A Microsoft só mencionou que o View Mixed Reality estará disponível em PCs escolares rodando o Windows 10 S, mas esse evento de hoje, 2/5, era dedicado aos avanços da empresa na sala de aula. Parece muito difícil imaginar que o aplicativo não aparecerá também nas versões tradicionais.

O aplicativo funciona com qualquer aparelho equipado com uma câmera RGB, mesmo que seja apenas uma webcam USB, segundo a Microsoft.