Microsoft lança aplicativo de gerenciamento de tarefas To-Do

PC World / EUA
21 de abril de 2017 - 11h00
Em fase preview, app é uma espécie de sucessor do Wunderlist, comprado pela empresa de Redmond.

Já quase dois anos desde que a Microsoft comprou a plataforma de gerenciamento de tarefas Wunderlist, mas você não podia saber disso olhando para ela.

 

Ao contrário do Sunrise e do Accompli, que foram fechados e combinados no Outlook mobile, o Wunderlist foi basicamente deixado sozinho. Mas agora a Microsoft está pronta para mostrar em que esteve trabalhando.

 

Chamado de Microsoft To-Do, o novo aplicativo pode ter um nome meio sem graça, mas foi completamente reimaginado. Com um design simples e uma interface minimalista, o app parece um gerenciador de tarefas bastante padrão, te permitindo criar listas de tarefas e coisas a fazer, e administrar lembretes e prazos para término. Também é possível adicionar anotações dentro das tarefas, mas não parece existir uma maneira de criar subtarefas como acontecia no Wunderlist.

 

A adição mais notável do To-Do é a tela focada My Day (Meu Dia), que mantém listas e tarefas escondidas até que elas precisem ser feitas. Como a Microsoft descreve, “Toda manhã, a sua lista My Day começa com um campo limpo, te permitindo ser mais intencional sobre o que você quer fazer”.

 

No entanto, todas as suas tarefas ainda continuam  disponíveis na barra lateral deslizável, para que você sempre possa ter uma visão geral do seu cronograma.

 

Outra novidade é a ferramenta Intelligent Suggestions (Sugestões Inteligentes), que irá coletar tarefas iminentes e adicioná-las automaticamente ao seu dia. Para receber suas sugestões, toque no ícone de lâmpada no canto superior direito da tela My Day, e você verá as tarefas realizadas no dia anterior, o que está por vir, e “outras sugestões úteis baseadas no algoritmo inteligente do To-Do”. A partir daí, você poderá adicionar qualquer uma delas à tela My Day.

 

Uma ausência notável do aplicativo (juntamente com outros recursos voltados para profissionais) é a integração com o Office 365, mas a Microsoft diz que isso vai acontecer nos próximos meses, começando com o Outlook. 

 

A Microsoft também fez da segurança uma das prioridades do To-Do, que conta com criptografia de ponta a ponta.

 

A versão preview do aplicativo está disponível na web e para aparelhos iOS, Android e Windows, com a versão final programa para chegar até o final do ano.

 

Enquanto isso, o Wunderlist continuará existindo, e a Microsoft promete adicionar “mais dos elementos favoritos do Wunderlist na experiência do To-Do”.