Notebook em formato de mochila HP Omen X VR será lançado em junho

PC World / EUA
17/04/2017 - 17h27
Segundo a fabricante, usuários poderão se mexer de forma mais livre ao usar laptop como mochila enquanto utilizam headset de realidade virtual.

A HP fará uma grande aposta na realidade virtual em junho, quando começará a vender seu notebook em formato de mochila Omen X VR.

 

Anunciado há algum tempo, o laptop ainda não ainda tinha uma data de lançamento, o que foi corrigido nesta semana. A fabricante também está aceitando inscrições de gamers e desenvolvedores para testarem o produto.

 

Segundo o preisdente da divisão de sistemas pessoai da HP, Ron Coughlin, a empresa vai lançar dois modelos diferentes do Omen X: um voltado para gamers e outro para usuários comerciais.

 

Os usuários poderão carregar o PC como se fosse uma mochila e incorporar um headset de realidade virtual como o HTC Vive. Usar o notebook como uma mochila permite que os usuários se movam de maneira mais livre, aponta a HP.

 

Headsets como o Vive e o Oculus Rift costumam exiger uma conexão com um PC desktop com GPUs poderosas, o que limita os movimentos dos usuários.

 

O Omen X VR pesa cerca de 4,5kg, de acordo com a fabricante. Um cinto carrega duas baterias, que fornecem mais ou menos uma hora de uso para aplicações de realidade virtual com o headset.

 

O PC também conta com duas entradas USB-C, duas USB 3.0 e uma HDMI. 

 

De acordo com o executivo, a HP vem registrando um grande interesse do mercado no produto, especialmente por parte de gamers, militares e da indústria do entretenimento.

 

“Pense em treinamento militar, por exemplo”, afirma Coughlin. A HP vai trabalhar com usuários como os militares para desenvolver conteúdos, e as estações de trabalho da empresa terão um papel importante para fornecer aplicações comerciais para VR.

 

A HP ainda não revelou o preço do Omen, mas podemos esperar valores bem elevados. Isso porque a máquina precisará ter CPU e GPU poderosas e muita memória.

Vale notar que esse não será o primeiro PC no formato de mochila do mercado. Um modelo chamado VR Go, da Zotac, já está à venda por 1750 dólares, um pouco menos do que os 1900 dólares cobrados pela MSI no seu VR One.