Intel começa a vender seu primeiro drone por US$1.100

PC World / EUA
17 de fevereiro de 2017 - 14h13
Chamaado de Aero Ready to Fly, quadricóptero da fabricante conta com piloto automático, câmera Real Sense 3D, GPS e outros recursos interessantes.

A Intel fez o seu nome em PCs e servidores, mas agora a empresa está entrando em uma nova categoria de produtos com o seu primeiro quadricóptero à venda.

O novo drone Aero Ready to Fly custa 1.100 dólares e vem totalmente equipado, com direito a um controle de voo integrado, que vem com um receptor e um transmissor para o controle remoto.

O drone possui recursos legais como piloto automático, com a habilidade de auto-navegação ao coordenar GPS e reconhecer os arredores para evitar colisões. Possui ainda uma câmera de profundidade RealSense 3D que consegue reconhecer objetos e tirar medidas preliminares.

Com uma estrutura de fibra de carbono, o Aero possui controles eletrônicos de velocidades, motores e hélices. O aparelho conta ainda com uma variedade de sensores, incluindo um altímetro e um magnetômetro.

Apesar de todos esses recursos interessantes, o aparelho não vem com um pacote de bateria. A Intel recomenda a compra de um tipo específico de polímero de lítio de alta capacidade – os detalhes podem ser encontrados no site da fabricante.

A Intel vem correndo atrás do mercado de drones agressivamente, e vem realizando shows aéreos, incluindo um mais recentemente no Super Bowl, quando a companhia impressionou o público ao colocar 300 drones no céu para desenhar diferentes imagens. Os drones realizaram movimentos coordenados, e os algoritmos ajudaram a desenhar um plano de voo e as animações no ar.

O Aero Ready to Fly Drone é parecido com os modelos usados nessas apresentações da Intel. Ele também é reprogramável – aplicações de visão computacional podem ser codificadas no drone.

Alguns usuários de drones apenas querem algo para desenvolver seus aplicativos, que é onde o Aero se encaixa, afirma um porta-voz da Intel.

Um drone comparável é o Phantom 4, da DJI, que custa 1.200 dólares nos EUA. Assim como o drone da Intel, esse modelo possui uma câmera 3D para visualizar o voo e conta com sensores de rastreamento de obstáculos para evitar colisões – o aparelho possui capacidade para voar por 28 minutos.

A Intel já vende um Aero Development Kit por 400 dólares, que é voltado para as pessoas que querem programar e construir um drone do zero. Os usuários precisam comprar a câmera RealSense e outros acessórios separadamente.

O novo Aero Ready to Fly é baseado na Aero Compute Board, da própria Intel, que conta com um processador Atom x7-Z8750. Outras especificações incluem 4GB de RAM, 32GB de armazenamento, Wi-Fi 80211ac, e uma entrada USB 3.0.

O drone ainda conta com uma câmera frontal de 8MP e uma traseira VGA, que ajudam a tornar o voo mais suave, e roda uma versão embutida do Linux OS.