Novo recurso do Windows 10 bloqueia PC quando usuário se afasta

PC World / EUA
11 de janeiro de 2017 - 16h14
Chamada de Dynamic Lock, ferramenta do sistema da Microsoft foi descoberta pelo site Windows Central.

Os previews do Windows 10 Insider algumas vezes trazem muitas surpresas. Um recurso não mencionado na Build 15002, descoberto recentemente pelo site Windows Central, parece ser a ferramenta complementar para o Windows Hello, o sistema de login biométrico que destrava automaticamente seu PC quando você senta na frente da máquina.

Chamado de Dynamic Lock, o recém-descoberto recurso é desenvolvido para travar automaticamente seu computador quando o Windows detecta que você está longe. Ainda não está claro se o recurso já está funcionando e a Microsoft ainda precisa falar sobre ele publicamente. Por isso, ainda não se sabe o que o Dynamic Lock realmente faz. Apesar disso, o Windows Central aponta que o recurso é chamado internamente na Microsoft de Windows Goodbye, o que sugere uma relação próxima com o Windows Hello.

É improvável que trate-se apenas de uma renovação da marca do recurso já antigo do Windows que bloqueia o computador após um período pré-determinado de inatividade. Em vez disso, essa novidade parece ser uma ferramenta que irá escanear ativamente em busca da presença do usuários, talvez usando sensores de proximidade ou recursos do Windows Hello como detecção facial.

A história por trás da história

O Dynamic Lock é uma ideia já antiga para o Windows. Tivemos um breve vislumbre do conceito em 2010 quando vazaram alguns documentos que fariam parte dos planos de desenvolvimento da Microsoft para o Windows 8. Os documentos discutiam um recurso de login via reconhecimento facial, que agora conhecemos como o Windows Hello, assim como uma ferramenta que usava um sensor de proximidade para detectar quando o usuário está ausente e fazer logout.