CES 2017: novo cadeado usa impressão digital no lugar de chave e código

Luiz Mazetto, de Las Vegas*
06 de janeiro de 2017 - 10h00
Com preço de US$99, TappLock possui suporte para cadastro de até 500 pessoas e bateria que dura um ano com apenas uma recarga.

Um cadeado apresentado nesta semana durante a CES 2017, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas até 8 de janeiro, promete facilitar a sua vida ao trocar as chaves e códigos pela sua impressão digital, seguindo uma tendência cada vez mais presente em computadores e smartphones.

Chamado de TappLock, o cadeado inteligente criado por uma empresa do Canadá de mesmo nome foi anunciado oficialmente em 2016 por meio de uma campanha de financiamento no IndieGogo que já arrecadou mais de 320 mil dólares - segundo a página, as entregas dos produtos começam no próximo mês de março.

Para usar o cadeado, é preciso abrir o aplicativo do TappLock no seu smartphone e então parear o gadget com o seu celular, via Bluetooth. Feito isso, basta cadastrar uma digital com um nome de usuário e usar. Em testes realizados pelo IDG Now! diretamente no stand da empresa na CES, o TappLock realmente funcionou como o prometido, cadastrando a digital e então destravando o cadeado em pouco tempo.

De acordo com a companhia, é possível cadastrar até 500 digitais diferentes no TappLock, permitindo que mais de uma pessoa utilize o mesmo cadeado, facilitando assim a vida de quem emprestou o cadeado ou alugou um apartamento pelo Airbnb que já veio com os cadeados, por exemplo.

Com uma recarga de apenas 2 horas, a bateria do TappLock funciona por um ano, prometem os fabricantes, que destacam ainda que o cadeado é à prova d’água e é “inquebrável”.

Vale notar ainda que o aplicativo do TappLock te mostra também um histórico de todas as vezes que o cadeado foi usado, incluindo data, horário, local e nome do usuário, entre outras informações.

*o jornalista viajou para Las Vegas a convite da organização da CES