Bengalas e copos inteligentes permitem acompanhar bem-estar de idosos

Luiz Mazetto, de Las Vegas*
06 de janeiro de 2017 - 11h00
Apresentados por empresas da França na CES 2017, produtos conectados possuem objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Uma bengala e um conjunto de copos conectados apresentados nesta semana durante a feira de tecnologia CES 2017, que acontece em Las Vegas até 8 de janeiro, promete ajudar a melhorar a qualidade de vida de idosos e seus familiares pelo mundo.

Bengala

Chamada de Smartcane, a bengala inteligente criada pela startup francesa Nov’in conta com giroscópio e acelerêomtro e está disponível em diversos modelos, com diferentes designs e cores.

O gadget, que vibra e mostra uma luz verde ao ser tocado pela primeira vez após ficar em repouso, aprende os hábitos do usuário, facilitando assim a detecção de uma situação fora do comum, como atividade mais baixa, que pode indicar cansaço, quedas ou atrasos, entre outras coisas.

Com isso, os familiares e/ou cuidadores do idoso podem receber alertas e mensagens sobre os usos da bengala e possívei situações fora do comum. 

Ainda sem preço e data de lançamento definidos, a Smartcane possui uma bateria que dura até um mês com apenas uma recarga.

Copos inteligentes

Intitulados Auxivia, os copos inteligentes citados no começo do texto são criação de outra startup da França, de mesmo nome dos gadgets, e tem como objetivo ajudar a combater a desidratação, um problema importante entre idosos que não possuem mais autonomia.

Com um visual igual ao de qualquer copo de vidro, com a diferente de uma faixa branca na parte inferior, onde ficam os sensores, o Auxivia pode inclusive ser colocado em máquinas de lavar louça.

coposinteligentes_625.jpg

Por meio de um sistema para computadores, os cuidadores e outros profissionais de saúde podem monitorar o uso dos copos pelos idosos, fornecendo informações sobre a ingestão de água por eles.

De acordo com a companhia, os copos serão lançados em maio na França, primeiramente em casas de repouso e outros serviços do tipo, por um sistema de aluguel. A empresa destaca ainda que não quer que o copo tenha a imagem de um gadget, mas de um produto de saúde para auxiliar no dia-a-dia dessas pessoas.

*o jornalista viajou para Las Vegas a convite da organização da CES