Vai reinstalar o Windows 10? Veja como "zerar" seu PC e remover tudo

PC World / EUA
27 de junho de 2016 - 18h00
Sistema da Microsoft permite que usuário limpe seu PC de forma rápida e simples antes de vendê-lo ou apenas para resolver algum problema.

Existem duas razões principais para você querer reiniciar o Windows 10 e remover tudo. Uma é se um programa ou configuração realmente “estragou” o seu PC - aquele tipo de coisa que nunca acontece - e você apenas precisa começar de novo. A outra é se você planeja vender ou reciclar o seu computador, e quer se certificar de que o próximo dono não terá nenhuma das suas coisas. Felizmente o sistema da Microsoft te permite começar do zero com alguns poucos cliques.

Veremos a seguir como o Windows 10 te permite reiniciar o PC e remover tudo: todos os seus arquivos, softwares e configurações.

Apenas certifique-se de que realmente quer “queimar tudo” antes de agir. Porque é isso. Se tiver alguma dúvida, faça um backup do seu PC ou dos arquivos importantes antes de realizar o processo. Ou escolher a opção mais suave de reset, que apenas reinicia o Windows e mantém todo o resto.

windows10reset01.jpg

Pronto? Ok. Aperte o botão Iniciar (Start) e vá Configurações (Settings). Lá escolha Atualização e Segurança (Update and Security) e depois Recuperação (Recovery).

No topo da seção Recovery, verá a opção Reinicie esse PC (Reset this PC). Clique no botão Começar (Get Started) - não se preocupe, ainda há mais um passo - e então você pode escolher uma opção. Neste caso, escolhemos Remover tudo (Remove everything). E a caixa de diálogo te lembra mais uma vez que isso realmente significa tudo.

Então você apenas senta e espera o Windows fazer o seu dever. Quando tiver terminado, você deverá uma instalação novinha do Windows sem nada.

Apenas note que, caso seu PC tiver vindo com vários programas “bônus” pré-instalados (também conhecidos como bloatware), esses softwares irão se reinstalar sozinhos como parte do processo. Caso queira se livrar deles, precisará fazer isso manualmente.