Internet das Coisas e redes domésticas devem dominar a CES 2016

Da Redação, com IDG News Service
05/01/2016 - 18h47
Tecnologias relacionadas com IoT pessoal e doméstica podem ser encontradas em qualquer lugar na CES deste ano, fazendo a rede doméstica ressurgir como prioridade. Confira alguns destaques

A CES 2016, realizada esta semana, traz uma clara mudança de foco. Smartphones e tablets, estrelas máxima nos últimos anos, passam para segundo plano, diante do brilho cada vez mais intenso da Internet das Coisas e a disseminação das soluções para as casas inteligentes.

Tecnologias relacionadas com IoT pessoal e doméstica podem ser encontradas em qualquer lugar na CES deste ano, fazendo a rede doméstica ressurgir como prioridade.

Conheça alguns do lançamentos que deverão se destacar neste cenário.

1 - Roteador WiFi inteligente Nighthawk X4S AC2600, da Netgear
Com processador de 1.7GHz dual-core, suporte para o padrão WiFi 802.11ac Wave 2, velocidade de transferência de 800Mbps na banda de 2,4GHz e de 1733Mbps na banda de 5GHz, quatro antenas externas, tecnologias MU-MIMO e Beamforming+, cinco portas Gigabit Ethernet, uma porta eSATA, e duas portas USB 3.0, ele é capaz de suportar streaming de vídeo 4K, junto com a explosão de dispositivos conectados em casa. Já disponível nos EUA, por 670 dólares.

Roteadornetgear

2 - Roteador WiFi tri-band AC5400, da Linksys, com MU-MIMO
Projetado para o dilúvio iminente de vídeo 4K, jogos on-line, e a ascensão do streaming, o tri-band AC5400 vem com MU-MIMO e suporta o padrão 802.11ac Wave 2, com a transferência de dados a até 5.3Gbps. Preço? 400 dólares, com chegada aor mercado americano prevista para abril.

roteadorLinkSys

 3 - Adaptador USB MU-MIMO AC2600, da Linksys
Segundo a Linksys, o AC2600 é o primeiro adaptador MU-MIMO do mercado. É compatível com qualquer roteador WiFi, tornando-o perfeito para aqueles que possuem laptops habilitados para WiFi AC Wave 2 ou MU-MIMO. O AC2600 custa 60 dólares e a Linksys afirma que ele estará disponível na primavera (em maio/junho).

roteadorlinksyspeq

 4 - Alarme e detector de fumaça da D-Link
O mydlink Smart Alarm Detector aproveita a Internet das Coisas para levar a tecnologia de detecção de fumaça um passo adiante. O dispositivo se conecta a uma tomada elétrica e pode identificar o som de uma fumaça ou detectar monóxido de carbono dentro casa. Se o alarme disparar enquanto o usuário não estiver em casa, o dispositivo envia uma notificação para o smartphone, permitindo aos usuários alertar as autoridades remotamente e potencialmente salvar sua casa. Suporte para o serviço  IFTTT permite automatizar a resposta a emergências.

dlinkdetector

5 - Kit para rede WiFi doméstica da D-LINK
Com o objetivo de aliviar o stress de vários dispositivos habilitados para streaming em toda a casa, a D-LINK anunciou o kit  para rede WiFi que combina  um roteador e extensores. O roteador tri-band possui velocidades de até 1733Mbps em cada uma das duas bandas de 5 GHz e 800 Mbps na banda de 2,4 GHz, com suporte a MU-MIMO. O extensor de banda dupla oferece até 867Mbps em uma banda de 5 GHz e 450 Mbps na banda de 2,4 GHz. O software inteligente Steering  ajuda os dispositivos se conectarem ao sinal mais forte. O kit estará disponível no mercado americano, no segundo trimestre de 2016, a 370 dólares.

Dlinkrede

6 -Chip Bluetooth Low Energy, da NXP 
De olho no crescente mercado de dispositivos portáteis, a NXP anuncia na CES o chip Bluetooth Low Energy QN 9080.  A NXP afirma que o QN 9080 é o Bluetooth SoC de menor consumo de energia, ostentando uma  arquitetura ARM Cortex, um processador de sinal e um rádio Bluetooth 2.4 GHz para alcançar o que NXP afirma ser uma eficiência 40% maior com o dobro da vida útil da bateria dos concorrentes.

chipble

7 - Fones de ouvido sem fio DASH
Através de uma parceria em que incorporou a tecnologia transceptor NFMI, da NXP e seu microcontrolador Kinetis K24, a Bragi mostrou seus fones de ouvido sem fio DASH, capaz de receber o streaming de áudio a partir de um smartphone, via Bluetooth. Com uma memória de 4 GB, ele também pode funcionar como um aparelho de armazenamento de músicas totalmente independente, sem precisar de um telefone para reproduzir faixas. O DASH também dispõe de sensores biométricos capazes de medir a distância, velocidade, passos, cadência, ritmo, tempo, rotação, giros, batida do coração, saturação de oxigênio, calorias queimadas e temperatura corporal.

fonesDash

8 - Chip de segurança e PIN para compras online
O Qkey, da uQontrol, visa estender a mesma segurança de novos cartões de crédito chip-and-pin para compras online. Os usuários podem armazenar suas informações de cartão de crédito e os sites favoritos para compras online no dispositivo. Em seguida, usá-lo, conectado a um PC ou tablet, ou associado a um PIN que deve deve ser digitado em um smartphone para confirmar a compra. O UQontrol  está disponível para pré-encomenda, vpm lançamento previsto para o segundo trimestre deste ano. Um SDK também estará disponível em breve.

Qkey

8 - Smart Photo Cleaner, para salvar imagens armazenadas no smartphone 
Para resolver o problema cada vez mais com de falta de capacidade de armazenamento no smartphone para fotos, a AVG anunciou o Smart Photo Cleaner. Disponível apenas para Android, é uma atualização para o Cleaner AVG, app que reconhece automaticamente imagnes duplicadas e de baixa qualidade armazenadas no dispositivo para ajudar os usuários a liberarem espaço.

avgphotocleaner

9 - Hexoskin Smart: "camisa inteligente" compatível com aplicativos de fitness
A Hexoskin anunciou atualizações para sua linha de roupas inteligentes, que vem com sensores que coletam dados como frequência cardíaca, respiração, movimento e sono. Usando a tecnologia Smart Bluetooth, as camisas inteligentes agora podem se conectar diretamente ao monitoramento de atividades de aplicativos Strava, Runkeeper e Endomondo, para iOS e Android.

roupainteligente

10 - Roteador de Bluetooth da Cassia
A Cassia anunciou o que chama de "primeiro roteador de Bluetooth do mundo." O Cassia Hub usa uma tecnologia proprietária desenvolvida por um ex-executivo da Cisco e da Aruba, que estende o Bluetooth até 304,8 metros em espaço aberto e pode controlar até 22 dispositivos simultaneamente. Com a crescente lista de dispositivos Bluetooth domésticos o Cassia Hub pode vir a ser uma importante tecnologia para as casas inteligentes.

cassiaHub

11- WiFi surround, da Luma
Com o objetivo de resolver problemas familiares para qualquer usuário WiFi, os dispositivos Luma atuam como pontos de acesso WiFi para uso em casa. O sistema também incorpora um aplicativo que mostra quem está acessando a rede, concede e revoga acesso à rede, e estabelece controles parentais. A empresa mostra seus produtos publicamente  pela primeira vez na CES, e já está aceitando pré-encomendas, com até três dispositivos Luma.

WiFiLuma

12- Router Dock WiFi da Influx
A canadense Influx anunciou seu novo produto Router Dock, que ao ser encaixado embaixo de um roteador amplia a força do sinal em até 50%. A empresa afirma ter feito testes em ambientes controlados nos quais foi possível multiplicar por 4 a força do sina . O Router Dock é concebido para desviar os sinais que causam interferência no desempenho sem fio. O dispositivo não requer qualquer configuração ou software, e não precisa ser conectado a uma fonte de energia.

roteadorinflux

13- Lâmpadas LED da Sengled são também alto-falantes
A Sengled anuncia lâmpadas LED inteligentes habilitada para áudio. O Pulse Flex é um alto-falante de 13 watts compatível com Bluetooth construído em uma lâmpada LED, que permite a transmissão de áudio a partir de um dispositivo pareado a ela. E o Sengled Voice é um dispositivo semelhante equipado com microfones e software de controle de voz. Isso significa que você pode controlar a iluminação e o seu uso como alto-falante a partir de comandos de voz.

sengledvoice

14- Sistema de transferência de dados sem fio da Sengled
Não surpreende que Tony Fadell, nomeado "um dos pais do iPod", seja conselheiro da Keyssa, empresa que desenvolve uma tecnologia de transferência de dados sem toque. O conector wireless da empresa pode ser instalado em qualquer lugar em um dispositivo e é capaz de transferir dados a velocidades de até 6 Gbps entre dois dispositivos colocados próximos um do outro, através do que a Keyssa chama de "Kiss Connectivity".

Kiss Connectivity

15- Pico: Uma wearable para bebês
A Snuza faz pequenos sensores para fraldas que monitoram o movimento abdominal dos bebês, a temperatura da pele e a posição de dormir. Os pais podem conecar os dispositivo a seus smartphones, via Bluetooth Low Energy (até 30 metros), e podem consultar um aplicativo que exibe dados sobre o bebê, além de alertas sobre quaisquer sinais de risco. O dispositivo é pequeno e projetado como um clipe para a fralda, que não toca a pele dos bebês.

snuzapico

16- 360fly, câmera para captura de vídeos em 360 graus
A ascensão da realidade virtual, junto com o aumento do suporte a vídeos em 360 graus em sites como YouTube e Facebook, cria um novo mundo para a indústria de vídeo. A 360fly  é uma câmera single-lens projetada para a captura de vídeo interativo em 360 graus, já disponível em lojas como a Best Buy (e também na BestBuy.com). A câmera oferece a capacidade de gravar, editar e compartilhar vídeo 360, que  pode ser visto como uma experiência de VR em dispositivo como o Cardboard, do Google, que transforma um smartphone em um visualizador de VR. Veja no Youtube um vídeo mostrando diferentes casos de uso para a câmera 360fly.

360flycamera

17 - Sensor inteliente SparTag para esportes
Para demonstrar o sensor inteligente de movimento SparTag, a Cambridge Consultants o acoplou a um bastão de beisebol e recolheu os dados do swing. Combinando um acelerômetro de três eixos, um giroscópio e um magnetômetro, o dispositivo fornece dados precisos sobre a trajetória, a orientação e a aceleração do taco. Apenas um exemplo dos muitos casos de uso possíveis com o dispositivo. Você pode ler mais sobre ele e assistir a um vídeo sobre o sistema SparTag clicando aqui.

spartag

18 - Muzzley, controle de casas inteligentes via smartphones
Em vez de instalar mais um dispositivo para agir como um hub para produtos domésticos inteligentes conectados, a Muzzley transforma o smartphone em um centro de controle. O aplicativo - disponível para iOS, Android, e até mesmo Windows Phone - suporta o termostato Nest, interruptores de luz Wemo, e dezenas de outros dispositivos domésticos inteligentes. A empresa também afirma já estar desenvolvendo um novo recurso "inteligente", que irá sugerir configurações de casa para o usuário, tais como uma temperatura ideal em um termostato inteligente quando você abre a porta. 

muzzley

19 - ETwater, unidade para monitoramento do consumo de água
O ETwater Unity é um monitor inteligente que, combinado a um aplicativo móvel, fornece dados que mostram quanta água está sendo usada e, mais importante, o quanto os usuários deveriam estar usando. O dispositivo ET Unity se conecta a um sistema de aspersão para desativar automaticamente quando os níveis de utilização da água são superados. O aplicativo móvel combina todos os dados relevantes - desde os tipos de plantas e solo - para fornecer uma estimativa precisa sobre a quantidade adequada de água a usar. Recentemente, a empresa anunciou um novo kit de desenvolvimento de produtos e APIs para software e hardware aberto, convidando desenvolvedores a criarem novas ferramentas que utilizem o sistema.

etwater

20 - Link, dispositivo para transferência de dados
A empresa de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, Fasetto, anuncia uma nova versão do seu dispositivo de conexão wireless Solid State Drive (SSD) projetado para transferir e armazenar grandes quantidades de dados sem conectar hardware ou depender de uma rede sem fio. Digamos que você deseja fazer o backup de uma grande quantidade de fotos de uma câmera digital. Usando o ARCH, o cartão WiFi da câmara digital se conecta diretamente à placa WiFi do dispositivo Link para uma transferência rápida. A empresa diz que o Link pode transferir dados a até 1,900Mbps e pode transmitir conteúdo de e para até sete dispositivos simultaneamente.

fasettolink