Saiba como criar um backup de imagem do Windows 10

PC World / EUA
17/12/2015 - 17h03
Guia simples te ajuda a proteger todos os arquivos e dados do seu computador com o mais novo sistema da Microsoft.

O leitor Robin Hayes quer criar uma imagem de backup do seu C: drive usando as próprias ferramentas do Windows 10. Mas ele não tem certeza sobre como pode restaurar esse backup sem causar nenhum estrago. Abaixo vamos falar sobre as suas coisas.

Um backup de imagem copia tudo do seu drive – sistema operacional, boot sector, programas, e arquivos de dados – em um arquivo comprimido, mas ainda muito grande. Se um problema tornar inútil a sua instalação do Windows, um backup de imagem permitirá que você consiga restaurar e rodá-lo de novo rapidamente.

Recomendo que você crie um backup de imagem, salvando-o em um HD externo, três ou quatro vezes por ano. Esse é um processo adicional ao também importante backup diário dos seus dados e arquivos.

Crie um backup de imagem do Windows 10

1-Conecte seu HD externo – que deve ter espaço livre suficiente para guardar tudo no seu HD interno. Certifique-se de que o Windows tenha acesso a esse drive.

2-No campo de busca do Windows, digite “file history”, e selecione o programa de mesmo nome no Painel de Controle.

windows10backup01.jpg

3-Na caixa de diálogo do File History, clique em System Image Backup no canto inferior esquerdo.

windows10backup02.jpg

4-Na caixa de diálogo resultante Backup and Restore, clique em Create a system image (Criar uma imagem de sistema, em tradução livre).

windows10backup03.jpg

5-Siga as instruções do assistente resultante.

O backup pode demorar algumas horas. Você pode continuar a trabalhar enquanto o processo é realizado. No entanto, prefiro iniciar o backup ao final do dia para que ele não atrase nada.

Quando o backup terminar, você pode ser perguntado se quer um System Repair Disc. Caso seu PC tenha um disco óptico, então crie um disco.

Caso, crie um Recovery Drive: conecte um HD/pendrive vazio, abra a ferramenta Recovery (Recuperação), no Painel de Controle, clique em Create a Recovery Drive (Criar um Drive de Recuperação), e siga as instruções.

Restaure o backup

Quando o Windows está em uma condição aparentemente sem esperança, você precisará entrar no modo de recuperação para restaurar a imagem. Veja abaixo três maneiras de fazer isso:

-Caso ainda consiga fazer inicializar o Windows: Selecione Start > Settings > Update & Security, depois Recovery no painel esquerdo, e então selecione Restart Now (Reiniciar Agora).

windows10backup04.jpg

-Caso o Windows não inicie e você tenha um System Repair Disc: insira o disco no leitor óptico e inicie seu PC. Quando aparecer o pedido “Aperte qualquer tecla...”, basta fazer isso e escolher um idioma.

-Caso o Windows não inicie e você tenha um Recovery Drive: insira o pendrive/HD de recuperação na entrada USB e ligue seu PC. Caso seu computador pule o drive e tente iniciar o Windows, reinicie e entre na tela Setup (F2 geralmente funciona; caso não, veja o manual da sua máquina). Procure por uma opção de boot ou boot order. Uma vez que tiver feito a inicialização com sucesso, selecione um idioma.

 

Uma vez que estiver em um ambiente de recuperação, selecione Troubleshoot e depois System Image Recovery. Depois basta seguir as instruções.