Por que você não consegue achar a chave do Windows 10 após o upgrade

PC World / EUA
13/08/2015 - 14h48
Com o novo sistema, a Microsoft resolveu dar adeus à tradicional chave de produto para instalação. Versão física do software é exceção.

Uma coisa engraçada acontece quando você procura por uma chave de produto no Windows 10 após fazer o upgrade gratuito: você não encontra nada.

No Windows 10, utilitários como Magical Jelly Bean KeyFinder ou Belarc Advisor te retornam chaves genéricas de produto em vez das autênticas. Não acredita em mim? Essa é a chave que os usuários do Windows 10 Pro verão no KeyFinder ou no Belarc Advisor: VK7JG-NPHTM-C97JM-9MPGT-3V66T.

Vamos tentar esse script PowerShell para os fóruns Hexus no Windows 10 Pro. Você receberá isso: T44CG-JDJH7-VJ2WF-DY4X9-HCFC6. Essa é a chave genérica para a versão 10240 do sistema.

Nenhuma chave de produto real em nenhum lugar.

A razão para isso é que o Windows 10 muda o tradicional modelo de chave de produto da Microsoft. E se você me perguntar, acho que isso é para melhor.

Direito de posse, não chave de produto

Quando você usa o upgrade gratuito do Windows 10 ou paga por uma versão digital no varejo, não recebe uma chave de produto. Em vez disso, seu computador usa o que a Microsoft chama de direito de posse digital (digital entitlement).

“Ao fazer o upgrade para o Windows 10, o estado de ativação de uma versão anterior do Windows (seja o Windows 7, Windows 8 ou uma versão anterior do Windows 10) é carregada diretamente”, afirmou um porta-voz da Microsoft. “Uma vez ativado, o direito de posse digital para o seu PC é criato no serviço de ativação do Windows 10. Esse direito pode ser usado pelo mesmo PC novamente para reativação da mesma edição do Windows 10 no futuro.”

Parece que a chave de produto está com os dias contados, pelo menos para os usuários. Após a instalação, a sua versão do Windows 10 deve apenas ativar em segundo plano em alguns momentos ou alguns dias no máximo. Você pode verificar seu status de ativação indo em Settings > Update & Security > Activation.

Instalações limpas

Uma vez que o seu upgrade do Windows 10 é ativado, você pode pegar uma imagem de instalação do Windows 10, fazer uma instalação limpa, pular a tela pedindo por chaves de produtos, e você deverá reativar novamente após a instalação ser finalizada. Digo “deverá”porque, mesmo neste novo mundo sem chaves de produtos, acho difícil que não apareçam algumas histórias de problemas envolvendo ativação de produtos.

Dito isso, posso dizer por experiência própria que uma instalação limpa pós-upgrade simplesmente funciona. Pouco após instalar o Windows 10 no meu notebook, troquei meu HD antigo por um SSD. Quando terminei a instalação, o Windows foi ativado rapidamente.

Para usuários antigos do Windows, a ausência de chaves de produto nas instalações digitais do Windows 10 é, ao mesmo tempo, um alívio e um pouco preocupante. Com base no longo histórico de problemas com ativações, alguns usuários podem ficar um pouco céticos com esse novo processo. Apesar de a consciência de nunca mais precisar usar uma chave de produto novamente soar muito bem.

Quase isso

Mas ainda existem algumas situações em que você vai se deparar com chaves de produtos no Windows 10. Se você comprar uma edição física do sistema no varejo, em um DVD ou pendrive, ainda receberá uma chave de produto.

A Microsoft nos informou que “a sua chave de ativação de produto fica com o seu PC”. No entanto, não ficou muito claro se isso significa que as chaves de produto funcionam como direitos de posse digitais, ou se você vai lidar com as chaves de produto da maneira clássica – ao guardar essa chave em um lugar seguro para usar depois. Vamos verificar isso com a Microsoft e atualizamos a reportagem quando recebermos uma resposta.

Um ponto negativo dos chamados direitos de posse digitais é que são dependentes da configuração do seu hardware. Por isso, fazer uma alteração significativa pode apagar todo esse entitlement. Se você trocar a sua placa mãe, por exemplo, é provável que isso aconteça e o Windows 10 não seja ativado. Aí seria preciso entrar em contato com a Microsoft para reativar a sua cópia do sistema.