Especial: conheça cinco dicas e truques do Windows 10

Network World / EUA
29/07/2015 - 13h41
Menu iniciar, Cortana, desktops virtuais. Conheça algumas possibilidades que chegam com o novo sistema operacional da Microsoft.

Como era de se esperar, a chegada do Windows 10 nesta quarta-feira, 29/7, trouxe diversas possibilidades para melhorar a experiência pessoal do usuário. Nós separamos as mais úteis. Confira:

Aprimorar o Cortana

O assistente digital é uma das principais novas ferramentas e é especialmente útil se você toma o tempo necessário para atualizá-lo a respeito de seus interesses. Abra-o e selecione o ícone de notebook em seu canto esquerdo, analisando as seleções para customizar suas preferências para tópicos, alertas E até mesmo restaurantes específicos.

Usar o Cortana no navegador

O Cortana é projetado para funcionar dentro do Edge, novo navegador da Microsoft. Enquanto você navega pela web, o assistente emitirá notificações sutis quando tiver informações suplementares úteis. Ao explorar o site de um restaurante, por exemplo, ele pode fornecer rotas para carro e avaliações de outros clientes. Quando disponível, o ícone azul do Cortana com “Tenho mais informações” aparecerá na barra do browser.

Usar desktops virtuais

Os geeks podem comemorar: os desktops virtuais múltiplos finalmente chegaram ao Windows. O botão de Visualização de Tarefas na barra de tarefas mostrará todos os criados (a limitação para o número de desktops varia de acordo com o hardware) enquanto janelas mostram o software aberto no ativo.

As janelas abertas poderão ser movidas de um desktop a outro com a abertura da Visualização de Tarefas, onde só precisam ser arrastadas para o destino desejado. Arrastar um programa para o botão Novo Desktop criará um novo, que hospedará a janela aberta.

Trazer a Metro de volta

A Tela Inicial do Windows 8 foi substituída, mas os saudosos podem retomá-la junto aos apps da Windows Store abrindo o Action Center no canto inferior direito da barra de tarefas e selecionando o Modo Tablet.

Para mais opções (como configurar o Modo Tablet como padrão ou usá-lo em um dispositivo 2-em-1), procure “Configurações do Modo Tablet” no Cortana.

Se você gosta da Tela Inicial, mas ainda deseja as demais funcionalidades do desktop, pode expandir o Menu Iniciar para tela inteira usando o botão em seu canto superior direito.

Agendar os reinícios

O Windows 10 não permitirá que as atualizações sejam negligenciadas, mas finalmente inclui uma opção para agendar exatamente quando esses reinícios mandatórios acontecem.

Após o download de uma atualização, vá para a seção de Atualizações do Windows na seção “Atualizações e Segurança” do app Configurações e escolha quando o seu PC se reiniciará. Nas opções avançadas, você pode configurar o Windows para notificá-lo para agendar um reinício quando uma atualização estiver disponível.

Para economizar banda, você pode baixar os Windows Updates em um único aparelho, usando-o para espalhar o patch para os outros dispositivos da rede. Para fazê-lo, vá para o menu de Opções Avançadas em Atualizações e Segurança e clique em “Escolha quando as atualizações serão aplicadas”.

 

Por padrão, os updates estão disponíveis de qualquer forma (via download direto a um PC conectado à Internet ou via PCs da rede), mas você pode mudar as configurações para aceitá-los somente se entregues por meio da rede local. É importante lembrar-se de não habilitar esse opção no computador escolhido para baixar a atualização inicial.