Powerwall: bateria residencial da Tesla promete economia de energia

PC World / EUA
04 de maio de 2015 - 11h18
Segundo empresa, bateria recarregável pode trazer economia de dinheiro e energia para os usuários. Preços variam entre US$3 mil e US$3.500 nos EUA.

Após meses anunciando sua primeira aventura além de carros elétricos, a Tesla revelou neste final de semana a sua bateria residencial Powerwall.

O produto é uma bateria de íon-lítio montada na parede que pode levar energia para uma casa durante quedas de força. Também pode diminuir os custos com eletricidade ao armazenar energia quando os valores estão baixos, e descarregá-la durante horas de picos com custo maior. Os donos de paineis solares podem usar a Powerwall para armazenar energia, facilitando a saída completa do painel de energia.

A Tesla venderá a Powerwall em dois tamanhos: o modelo de 3 mil dólares oferece 7kWh, enquanto que a versão de 10kWh (que a Tesla recomenda para aplicações de backup) custará 3.500 dólares, ambas com garantia de 10 anos.

Casas que precisem de mais energia podem colocar várias baterias juntas. Tenha em mente que esses preços não incluem custos de instalação; caso não seja um eletricista treinado, não conseguirá instalar a Powerwall sozinho.

A bateria será lançada no próximo trimestre nos EUA em quantidades limitadas, com as reservas começando agora pelo site da Tesla. Como a CNET afirma, a produção em grande escala não começará até a Tesla completar a sua fábrica de baterias Gigafactory no ano que vem.

Além de aplicações residenciais, a Tesla também está trabalhando com empresas em armazenamento de energia, e com companhias de utilidades em bl

Por que isso importa

Apesar de já existirem soluções de bateria residencial  de backup, elas costumam ser muito maiores, e não possuem os benefícios de economia de custos que a Tesla está prometendo. A Powerwall quer ser útil mesmo para quem não enfrenta muitas quedas de energia. Mas ainda precisamos ver quanto dinheiro ela realmente consegue economizar ao evitar usos em horários de pico.