"Shield vai fazer pelos games o que Netflix fez por vídeos", diz Nvidia

PC World / EUA
04/03/2015 - 14h43
Apresentado nesta semana, mais novo produto da empresa vai custar US$200 nos EUA e permitirá streaming de jogos.

Antes de começar o evento Made to Game na terça, 3/3, o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, prometeu uma TV avançada, um supercomputador e um console de games. Acabou que todos eram o mesmo produto: o Nvidia Shield – não, não estamos falando do gadget portátil de 2013.

“Desktops, estações de trabalho, notebooks, data centers, cloud, essa jornada realmente foi incrível, e hoje quero falar sobre um novo lugar para o qual fomos levados nesse caminho – a sala de estar”, disse o executivo.

nvidiashield02.jpg

 Chamado de a primeira televisão Android 4K, o console de 200 dólares é uma pequena caixa que possui gigabit ethernet, sistema avançado de Wi-Fi e  o “superchip móvel” Tegra X1, lançado na CES 2015. O aparelho é capaz de receber vídeos 4K a 40 bits por pixels em 60Hz quando esses serviços forem disponibilizados. O console também possui uma bateria, que permite o seu uso por 40 horas com uma única carga.

O Shield também traz uma entrada HDMI 2.0 e é acompanhando de um receiver Bluetooth, completo com um botão de um toque e um microfone. Também possui a capacidade de funcionar como um receptor Bluetooth, para que os usuários possam conectar fones de ouvido e fazer streaming de vídeo de maneira privada.

nvidiashield03.png

Vale notar que o Shield também vai trazer um controle para games. 

nvidiashield07.jpg

Como o Shield também é uma Android TV, os usuários podem buscar por atores mostrados na tela e “pegar” informações sobre cada um deles. O microfone incluído no controle também permite que o usuário faça buscas de voz por filmes ou músicas, usando o Google Play que é conectado ao serviço da Android TV.

Games, games e mais games

Mas o Shield também vai “fazer pelos games o que o Netflix fez pelos vídeos”, disse Huang. O Tegra X1, com 256 núcleos Maxwell e 3GB de memória, vai expandir o alcance dos games, afirmou o executivo, alegando que o console possui o dobro da força do Xbox 360, por exemplo.

A loja Shield Store terá mais de 50 games nativos que os usuários podem baixar e jogar já no lançamento, incluindo Borderlands: The Pre-SequelHalf-Life 2 Episode 1, e mais. 

nvidiashield05.png

O Shield também vai realizar streaming de games da nuvem a partir do Nvidia Grid, que antes era um app em beta e agora é um serviço oficial.  O Grid faz streaming de games em 720p ou 1080p a 60 frames por segundos, com uma camada premium desbloqueando o serviço de streaming de maior desempenho. Ele vai servir usuários do mundo todo, disse Huang.

“Poderíamos expandir o alcance dos games de uma maneira que ninguém conseguiu fazer antes na história”, afirmou o executivo.

Mas ainda tem isso: você também poderá alugar ou comprar ao menos alguns dos games, com muitos jogos AAA ficando disponíveis no dia de seu lançamento.

O preço e os detalhes exatos dos planos de assinatura ainda não foram anunciados.

nvidiashiled06.png

Também não foi falado nada sobre um possível suporte do Shield ao GameStream, a solução da Nvidia para fazer streaming de games a partir de um PC equipado com uma GeForce para os anteriores tablet e handheld Shield. No entanto, o gerente de marketing técnico da Nvidia, Matthew Widener, disse que o GameStream é sim suportado pelo novo Shield, mas que isso não foi mencionado durante a apresentação para não “roubar” atenção do conteúdo.